A gravidez de gémeos
A gravidez de gémeos é sempre uma surpresa, que pode ser aceite pelos pais de formas diferentes, ora com alegria, ora com preocupação. Será que vou conseguir amamentar mais que um bebé? E agora com as despesas aumentadas? Será que vai ser fácil lidar com tudo isto? E a gravidez, será assim tão diferente?
Estamos certos que as dúvidas são muitas, mas é preciso sobretudo acalmar e pensar que muitos casais já passaram pelo mesmo, e que apesar dos obstáculos a felicidade compensa e que são capazes de levar a gravidez e os restantes pormenores incluídos a bom porto!
1. Será o decorrer da gravidez muito diferente?
Como está mais do que um bebé a desenvolver-se, as necessidades da mãe e dos bebés tornam-se mais acrescidas, levando dessa forma a que a mãe tenha cuidados mais reforçados.
Começando com as necessidades nutricionais, como o desgaste físico e as mudanças fisiológicas são maiores, a mãe de gémeos deverá ter uma boa alimentação, equilibrada e variada, não excluindo a ingestão de água que deverá ser imprescindível.
O aumento do peso será certamente maior e o cansaço (sobretudo no final da gravidez) igualmente. A grávida deverá mesmo dar importância e tempo a momentos de descanso, mas não só, pois a prática de exercício ajuda no bem-estar, na tonificação e fortalecimento dos músculos e na recuperação no pós-parto.
Cuidar do bem-estar emocional também é algo ao qual deve dedicar o seu tempo, uma vez que a carga hormonal pode pregar algumas partidas levando à alteração de humor. Tente relaxar e fazer coisas que lhe dêem prazer, pois só assim poderá encontrar um equilíbrio.
2. Que sintomas são comuns?
Devido à elevada carga hormonal a que está sujeita na gravidez de gémeos, a incidência de náuseas e vómitos pode ser mais frequente.
Para que consiga minimizar esses sintomas, que derivam muitas vezes da baixa concentração de açúcar no sangue, deverá fazer refeições ligeiras e frequentes ao longo do dia. Esta sugestão poderá também atenuar situações de indigestão.
O aumento dos fluidos que circulam pelo corpo também são maiores nesta situação, aumentando a pressão nas veias, levando posteriormente à formação de varizes e inchaço. Recomenda-se assim que altere os períodos de repouso com os de atividade física, elevando as pernas sempre que possível.
Muitos outros sintomas podem ocorrer comuns a uma gravidez de um só bebé, no entanto podem surgir (ou não) mais exacerbados devido ao aumento da incidência de vários aspetos porque inevitavelmente a carga hormonal é maior, assim como as necessidades exigidas fisiológica e psicologicamente à mãe.
3. Que riscos para a mãe?
A gravidez gemelar prende-se também por maior incidência de consequências maternas fisiológicas, dentro das quais: a hipertensão, a diabetes, hemorragias, inchaço, dor nas costas, aumento de peso e aumento da probabilidade de realizar uma cesariana.
Ainda assim, com as devidas precações e vigilância, opções e atitudes podem ser tomadas de modo a garantir uma gravidez saudável e segura.
Existem aspetos que iremos abordar posteriormente relacionados com os riscos para os bebés da gravidez gemelar. A periodicidade das consultas são menos espaçadas para garantir que mãe e bebés se encontram bem. Contudo, apesar de ser uma gravidez um pouco mais exigente, não deixa de ser uma gravidez, e devem, por isso, desfrutá-la.