6 Passos que ajudam na adaptação do seu filho à creche ou jardim de infância
Com o aproximar da entrada da criança na creche ou jardim de infância aproxima-se também um momento de muita ansiedade e alguma tensão para os pais.
Muitos começam mesmo a ficar ansiosos e preocupados bem antes do dia em que os seus filhos iniciam esta nova etapa na sua vida.
Esta mudança na vida da criança é muito grande. A vida tal qual ela a conhecia, com a mãe o pai, avós ou cuidador sempre por perto durante todo o dia, acaba, para dar lugar a uma vida nova, num sitio desconhecido, com outras crianças, com educadores e uma rotina completamente diferente.
Quanto mais cedo a criança vai para a creche mais fácil se torna a adaptação. Se a criança entrar para o jardim de infância com 3 ou 4 anos por vezes torna-se um pouco mais difícil, mas não se preocupe pois muitas crianças com essa idade fazem uma adaptação à creche ou jardim de infância sem qualquer problema, e o seu filho pode adaptar-se com facilidade também!
Os pais e os educadores têm um papel fundamental na integração e podem torna-la mesmo um processo fácil e sem traumas.
1. O processo de integração começa muito antes do primeiro dia de aulas, e começa em casa com o pais. Fale com o seu filho, explique-lhe como vai ser, e o que irá acontecer, responda a todas as perguntas com calma e de forma que a criança perceba o que se vai passar.
Não esconda nada nem lhe conte meias verdades, seja claro e diga-lhe como será o seu dia-a-dia.
2. Se possível leve o seu filho a conhecer a escola e a educadora antes de a ter que lá deixar. Converse com ele, explore a sala, brinque. Não tenha medo de fazer perguntas, é importante que conheça bem a educadora, assim como as rotinas da escola e da sala de aula.
Também é muito importante que a educadora conheça a criança e um pouco da sua personalidade. Se se sentir segura, o seu filho sentir-se-á seguro também.
3. No primeiro dia leve o seu filho apenas por umas horas e se tiver oportunidade e a escola permitir, fique lá com ele. A sua presença vai ajuda-lo a sentir-se seguro e “em casa”. Deixe-o brincar à vontade e interfira o menos possível.
4. Nos primeiros dias, se tiver oportunidade, não deixe o seu filho cumprir o horário completo, deixe-o apenas umas horas. Vá busca-lo mais cedo, falem sobre a escola, pergunte-lhe o que fez e o que gostou mais (e menos).
5. Leve o “amiguinho” do seu filho, se ele o tiver, seja uma fralda, um paninho ou um boneco e explique à educadora a importância do mesmo para o seu filho e também a forma como ele o usa.
Este objeto de transição tem um papel muito importante porque ajuda a criança a sentir-se segura e acompanhada, é um forte elo de ligação com os pais e o seu ambiente, que a fará sentir em segurança e lhe dará mais confiança.
6. Na hora de se despedir seja firme, não chore nem mostre insegurança porque o seu filho vai sentir a sua angústia e ficar mais afito. Não fuja, despeça-se e saia dizendo que volta mais tarde.
Esta alteração no mundo da criança pode fazê-la sentir triste e abandonada, o que pode ser traumático. É muito importante que se mantenha em contacto com a educadora, que saiba como o seu filho passou o dia, se esteve triste ou contente, se esteve participativo na turma, se fez as refeições sem problemas….
Caso sinta que algo não está bem, que está triste, que regrediu em alguma competência, deverá falar com o médico que a assiste e juntos verem a melhor forma de ultrapassar o problema. A adaptação à escola pode decorrer sem lágrimas e de uma forma tranquila.