Está grávida? Não coma por dois!
Se está grávida não coma por dois porque as mães já não precisam de comer por dois durante a gravidez, diz um novo estudo inovador, desenvolvido por uma universidade australiana e que apela também a novas orientações dietéticas para as grávidas.
Este novo estudo da Universidade de NSW, aponta alterações metabólicas nas mulheres grávidas o que lhes permite conservar mais energia e extrair mais calorias dos alimentos para assim estabelecer reservas de gordura necessárias para uma gravidez saudável sem precisar de comer mais.
Mudanças nas bactérias do intestino das mulheres grávidas assim como resistência à insulina e leptina (uma hormona relacionada com a sensação de estar saciada ou de estômago cheio), também permite a extração de mais energia dos alimentos.
Este estudo adverte as mulheres que comem mais durante a gravidez para os perigos de ganhar muito peso, colocando-as em risco de complicações graves na gravidez como a diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.
Quando a mãe se torna obesa também o seu bebé poderá correr risco de morte prematura por doença cardíaca, diz também o estudo publicado no Jornal de Obstetrícia e Ginecologia na Austrália e Nova Zelândia.