Dilatação na segunda gravidez: quem não fez na primeira pode fazer na segunda?
Sim. A mulher que não teve dilatação na primeira gravidez e por isso passou por uma cesariana, numa segunda gravidez pode conseguir fazer a dilatação completa e ter um parto normal.
A posição do bebé é um dos factores que contribui para que a dilatação do colo do útero seja completa e bem sucedida.
Quando a posição do bebé não é favorável o encaixe do bebé pode ficar comprometido e a dilatação também.
Se o bebé estiver corretamente “encaixado”, assim que começarem as contrações (no inicio ligeiras e muitas vezes sem dor associada), o bebé começa a ser progressivamente empurrado para o canal do parto, fazendo pressão e ajudando ao desenrolar da dilatação. Esta é a fase inicial do trabalho de parto.
Cada gravidez e parto são únicos e muitas vezes totalmente diferentes entre si, portanto se na primeira gravidez não teve uma dilatação que permitisse um parto normal não quer dizer que na segunda não consiga.
Por isso se tem vontade ou sonha com um parto normal e se não existe nenhuma razão médica que impossibilite o parto vaginal, não deve desistir nem sofrer por antecedência, deve conversar com o seu médico, comunicar-lhe a sua vontade e esperar calmamente pelo momento do parto para ver como ele se vai desenrolar.