O Sporting de Braga associou-se à UNICEF e a um conjunto de clubes europeus com quem disputou a fase de grupos da Liga Europa, para doar material desportivo a crianças desfavorecidas na fronteira entre a Síria e a Turquia.
A notícia desta colaboração foi avançada pelo próprio Sporting de Braga, através de comunicado. O clube minhoto associou-se ao Malmö (Suécia), ao Union Saint-Gilloise (Bélgica) e ao Union Berlin (Alemanha), equipas que formaram o grupo D da Liga Europa, de forma a promover a recolha e doação de material desportivo a crianças desfavorecidas em situação de risco humanitário.
O clube de Braga, que atua na I Liga portuguesa, referiu também no mesmo comunicado que “os quatro clubes invocaram o lado solidário de todos os seus atletas e funcionários – da formação a todas as equipas profissionais -, de forma a reunirem o maior número de material desportivo possível”.
As muitas toneladas de material de desporto angariado pelos quatro clubes serão entregues até ao final deste mês de novembro pela Fundação UEFA para as Crianças, em Tal Abyad (Síria) e Alçale (Turquia), duas localidades fronteiriças onde está implementado o projeto Live Together II. De Braga, saíram na passada sexta-feira, 120 caixotes de material desportivo.
“Este projeto solidário foi criado no início de 2022 com o intuito de auxiliar e integrar crianças locais e deslocadas vítimas da grave crise de refugiados sírios que dura há quase 12 anos (…) consistiu na construção e implementação de dez campos de futebol, assim como na formação de 100 professores e 80 treinadores”, detalham os arsenalistas no mesmo comunicado.
O objetivo da campanha passa por usar o futebol e desporto em geral, para “promover a implementação de valores como o respeito, a tolerância e a entreajuda, absolutamente basilares na indispensável coexistência pacífica entre crianças turcas e sírias”.
7 de novembro 2022