Fundação Rui Osório de Castro lança vídeo animado “Sobre Leucemia”
O filme está integrado num projeto da Fundação que pretende abordar os tipos de cancro mais comuns no universo infantil através de animações. O segundo já se encontra em produção e irá abordar os Tumores no Sistema Nervoso Central.
Por ano, surgem cerca de 350 novos casos o que faz do cancro pediátrico a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil.
A animação de 4 minutos conta a história do Carlos, uma criança a quem é diagnosticada leucemia aguda e a qual acompanhamos desde o momento do diagnóstico e explicação da doença, à realização dos primeiros exames e fase de internamento para realização de tratamentos, como do gradual regresso à vida normal.
Numa linguagem científica adaptada às crianças, e com recurso a ilustrações visualmente cativantes, o cancro é explicado à população infantil e suas famílias.“Sobre a Leucemia” estará disponível no PIPOP e nas quatro unidades pediátricas oncológicas a nível nacional – IPOFG Lisboa, Coimbra e Porto e Hospital de São João.
Sobre a Fundação Rui Osório de Castro
A Fundação Rui Osório de Castro surge em 2009 com o propósito de apoiar as crianças com cancro e seus familiares e promover o seu bem-estar físico e emocional, sendo reconhecida como IPSS de utilidade pública em 2010.
Para colmatar a pouca e difusa informação existente sobre o Cancro Pediátrico e ajudar a melhor aceitar e viver a doença, a Fundação adotou a missão de informar e esclarecer, especialmente aqueles pais e crianças, sobre questões relacionadas com a oncologia pediátrica, e ainda contribuir para o avanço da investigação científica nesta área. Neste sentido, a Fundação estabeleceu como principais projetos a promoção de um Portal de Informação online (PIPOP), o apoio à edição de Publicações, a promoção de um Seminário Anual e o apoio ao desenvolvimento de estudos científicos nesta matéria.
De forma de proporcionar momentos de lazer e descontração e a estabelecer uma ligação mais próxima com os seus beneficiários, a Fundação desenvolve ainda atividades lúdicas pontuais com as crianças e famílias envolvidas nesta problemática.
Para mais informações, visite www.froc.pt