Dormir sozinho sem perceber porquê…
Certas teorias que dizem que se deve colocar o bebé a dormir sozinho desde cedo, para que ele comece a ganhar a sua independência, esquecendo-se de dois fatores muito importantes:
Primeiro
Faz parte da condição de um bebé “ser dependente” e não “ser independente“, os bebés não sobrevivem sem a mãe ou alguém que desempenhe o seu papel!
Simplesmente porque os bebés são seres em desenvolvimento e quando nascem, têm ainda muitas das suas capacidades por desenvolver e só atingem a maturidade após o nascimento. Por exemplo o desenvolvimento cerebral.
Isto significa que em termos psicológicos o bebé deve usufruir desta dependência enquanto precisa e depois ser encorajado na sua independência quando já for capaz. Quanto mais dependência no início mais independência no futuro.
Segundo
Ser capaz de dormir durante a noite é um marco de desenvolvimento, tal e qual como ser capaz de caminhar ou de deixar as fraldas! E, cada bebé tem o seu ritmos de desenvolvimento.
Curiosamente e ao contrário do que acontece com o SONO, não vemos os pais (e todos os outros) a apressarem um bebé a andar, só porque acham que está na hora (ou porque, acreditem, dá muito jeito que o bebé seja capaz de dormir sozinho).
Na verdade, não andamos para aí a dizer: “Vá! Agora tens de andar sozinho! Está na hora! Tem que ser!” Nem andamos a forçar os bebés a uma coisa que claramente conseguimos entender que ainda não são capazes.
Normalmente pais sensatos aguardam as pistas do seu bebé e vão reforçando assim o seu desenvolvimento.
A verdade é que a partir de algum momento o bebé vai ser capaz de começar a dormir a noite toda mesmo não usando nenhuma técnica para incentivá-lo a dormir toda a noite! Faz parte do seu desenvolvimento!
O ciclo do sono do bebé, é algo aprendido e para o qual os bebés não vêem programados.
Como o sono é regulado pelo cérebro, pode a partir dos 6 meses de idade, ser ensinado progressivamente um padrão regular de sono. Mesmo assim, alguns bebés têm uma maior dificuldade em conseguir dormir à noite e necessitam de ajuda. Para além de outros fatores disruptores do sono, como por exemplo os dentes, os momentos em que estão doentes, as dificuldades ao nível do aparelho digestivo, etc…
É importante regular o sono do bebé durante o dia, ajudando-o assim, a regular o da noite.
Ao longo dos meses seguintes, vai reparar que o seu bebé vai começar a dormir menos durante o dia e mais durante a noite.
Muitos bebés depois de uma fase em que parecia já terem conseguido dormir a noite inteira sem acordar, e por várias semanas seguidas, de repente voltam a ter noites em que acordam! Não fique surpreendido, é normal que isto aconteça…
Porquê?
Por um lado porque, o seu bebé pode estar mais socialmente consciente e acordar a chorar porque quer a sua presença. Mas, também pode acontecer que o bebé esteja a trabalhar arduamente as suas novas habilidades como gatinhar, sentar, durante e sono e acabe por acordar.
Para além disso o primeiro ano é repleto de descobertas e o bebé muitas vezes cheio de sono, não quer dormir ou acorda porque na verdade não quer perder pitada deste novo mundo que lhe apresentou!
Leia também