O que faz uma doula?
As doulas são pessoas experientes nas questões do parto e da maternidade e que dão todo o tipo de apoio que as futuras mamãs precisam durante a gravidez, no parto e nos primeiros tempos de vida do bebé.
Muitas mães sentem-se mais apoiadas se tiverem a seu lado uma pessoa que compreenda os seus anseios e necessidades, que consiga explicar e compreender as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto, os cuidados ao recém-nascido ou a amamentação.
A doula também é uma companhia espiritual que ajuda a dissipar dúvidas e dá apoio psicológico, sem julgamentos. Não substituindo nunca o papel do pai, é antes uma ajuda extra e informada que ajuda o casal a viver mais tranquilamente a gravidez e o parto.
“Ao longo da gravidez, a doula ouve os pais acerca dos seus anseios, expectativas e desejos relativamente ao parto, ajuda a esclarecer dúvidas, orienta na busca de informação de qualidade, e sobretudo transmite confiança e tranquilidade no processo do parto à mulher e ao seu companheiro.” Fonte: Associação Doulas de Portugal
Algumas futuras mamãs preferem ter uma pessoa que conhece as suas necessidades e que as acompanhou de perto durante a gravidez na sala de parto. A doula, ao acompanhar todo o processo de nascimento, serve de guia ajudando a mãe a antecipar o que vai acontecer em cada uma das fases do trabalho de parto, diminuindo a ansiedade e proporcionando uma experiência do nascimento mais gratificante.
Caso seja a sua opção ter uma doula a seu lado, considere apresentá-la ao médico antes do parto para que trabalhem em equipa e a seu favor.
Após o nascimento, a doula pode ser uma ajuda nos primeiros dias com o bebé, dissipando dúvidas sobre os cuidados ao bebé e a amamentação. Os primeiros dias com um novo bebé são fundamentais para os pais e para o bebé.
A presença de uma doula pode ajudar a família a viver o 4º trimestre da gravidez (conceito desenvolvido pelo pediatra norte-americano Dr. Harvey Karp, e que consiste na necessidade de os pais encarrarem os três primeiros meses de vida do bebé como uma fase transitória onde se deve proporcionar ao bebé um ambiente similar ao que tinha na barriga da mãe) com mais segurança e autonomia.
“O apoio da doula continua no pós-parto, através de algumas visitas à mãe, preparando um chá ou uma refeição, ou até auxiliando em pequenas tarefas domésticas que permitam à mãe passar mais e melhor tempo com o seu bebé nos primeiros dias. Noutros países existem as doulas de pós-parto especializadas neste tipo de assistência.” Fonte: Associação Doulas de Portugal
Leia também