A crosta láctea ou dermatite seborreica caracteriza-se pelo aparecimento de escamas de cor branca ou amarela e oleosas no couro cabeludo, mas também nas sobrancelhas, atrás das orelhas, na face (especialmente nas pregas do nariz) e em todas as áreas do corpo ao longo das pregas da pele.
Surge por volta das 3-4 semanas de vida e tende a desaparecer completamente durante o primeiro ano de vida.
Por norma, não incomoda o bebé nem causa comichão ou desconforto. Contudo, se a zona afetada inflamar pode causar prurido e mal-estar ao bebé e deve ser tratada e vigiada.
Tratamento
O tratamento é simples consistindo na aplicação de um óleo emoliente (de origem vegetal como o óleo de amêndoas doces) cerca de 30 minutos antes do banho do bebé para a amolecer a crosta. Depois, lavar delicadamente as zonas afetadas para retirar o óleo.
Cuidados especiais
As escamas nunca devem ser removidas com a ponta da unha o que aumenta o risco de infeção e o aparecimento de pequenas feridas. Quando as crostas estão prontas para se desprenderem, caiem naturalmente, sem precisar de as retirar ou descolar.
Se a crosta láctea persistir e as zonas afetadas apresentarem sinais de infeção (vermelhão) consulte o pediatra para observação e tratamento adequado.