3 Dicas para fazer o desmame sem traumas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebés devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até aos 6 meses de idade. A partir desta idade, dá-se início à diversificação alimentar com a introdução lenta e gradual de novos alimentos na dieta do bebé.
Por volta dos 6 meses, o aleitamento exclusivo começa a não ser suficiente para suprir as necessidades nutricionais da criança sendo que por esta altura também se esgotam as reservas de alguns nutrientes, como o ferro, existentes desde a gestação.
Contudo, após o inicio da diversificação alimentar, se possível, o bebé deve continuar a mamar pelo menos até aos 2 anos, pois o leite materno continua a ter benefícios para mãe e para o bebé, destacando-se o facto de o leite materno poder aumentar a aceitação dos novos alimentos (particularmente a fruta e os hortícolas) atendendo a que transporta todos os aromas e sabores da alimentação materna.
Exceto nos casos de extrema necessidade (quando a mãe está doente e exista o risco de transmissão à criança, por exemplo), é fundamental que o desmame seja feito de modo gradual. O desmame abrupto não dá tempo ao bebé para se habituar aos novos alimentos, rotinas e forma de se alimentar, nem permite que se adapte a esta nova etapa de modo natural.
Com o inicio da diversificação alimentar, as refeições de leite são, progressivamente, substituídas por sopas, papas e outros alimentos. No final da quarta ou quinta semana, o bebé faz três refeições de sólidos por dia (duas refeições principais e um dos lanches ou pequeno-almoço, por exemplo). Apesar de alguns bebés continuarem a preferir o leite, outros sentem curiosidade em provar novos alimentos e adaptam-se rapidamente aos novos sabores, aromas e texturas.
Mas como amamentar é muito mais do que alimentar o bebé, nem sempre é fácil para o bebé deixar a maminha da mãe, nem para a mãe deixar de amamentar o seu bebé. Por isso, deixamos-lhe três dicas para descomplicar o desmame, tornando-o apenas em mais uma etapa natural da vida do seu bebé.
1. Diminuir as mamadas assim como o tempo de duração das mesmas
Assim que o bebé começar a comer sólidos, as mamadas vão sendo substituídas lenta e gradualmente pelas novas refeições. Ao mesmo tempo que o número de refeições de leite diminuem pode, também, limitar o tempo de duração das mamadas.
2. Não dar a mama depois depois do bebé comer
Muitas vezes, o bebé come a sua refeição de sólidos e, de seguida, a mãe oferece a mama. É um miminho e, para a mãe, é uma forma de garantir que o seu bebé fica satisfeito e bem alimentado. Contudo, se o objetivo é desmamar o bebé, aconselha-se a deixar de o fazer.
3. Não manter a mama à disposição nem a oferecer se o bebé tem fome
A partir do momento em que inicia a diversificação alimentar, o número de refeições sólidas aumenta, chegando às três refeições diárias no final da quarta ou quinta semana após o início da introdução de novos alimentos. Com 1 ano, a criança deverá ter um plano alimentar semelhante ao da restante família, pelo que, se está a desmamar o seu bebé, quando ele tiver fome, não lhe deve oferecer a mama, mas sim outro alimento.