Esta é uma pergunta que frequentemente pais e educadores costumam fazer.
Até que idade devem dormir a sesta os nossos pequenotes? Até aos três, quatro, cinco ou seis anos de idade? Até quando beneficiam dormir?
O que orienta a resposta a esta questão não é tanto a idade cronológica das nossas crianças,mas sim, algumas manifestações comportamentais e emocionais exteriormente visíveis, até porque existe uma grande variabilidade individual relativamente à necessidade de dormir.
Isto é: uma criança com quatro anos poderá ainda ter necessidade de fazer a sesta e uma outra da mesma idade, não.
Importa então avaliar, se:
- Ficam mais irritados depois da hora do almoço?
- Apresentam menos energia ou, pelo contrário, ficam muito agitados?
- Fazem mais birras?
- Apresentam diminuição na atenção e na concentração?
Caso as respostas a estas perguntas sejam na sua maioria afirmativas, então, nestes casos, as crianças beneficiam ainda de fazer a sesta, caso contrário, talvez esta possa ser eventualmente dispensada pois não se verificam alterações no humor, na concentração e no comportamento.
Contudo, durante esta análise importa ainda ter presente que:
- As crianças têm diferentes necessidades de descanso e naturalmente vão deixando de ter necessidade de dormir durante o período da tarde.
- É durante o sono que consolidamos as nossas aprendizagens e crescemos.
- A necessidade fisiológica da sesta varia de acordo com a idade neurodesenvolvimental, (se aos três anos de idade, por exemplo, a criança apenas precisa de dormir uma a duas horas de tarde por volta dos 5/6 anos talvez um período de 20 a 30 minutos seja suficiente).
- Quando as crianças deixam de dormir a sesta esse período de tempo deverá ser incorporado no sono noturno, o que, na correria dos nossos dias nem sempre é fácil de conseguir.
- Não dormir o número de horas necessárias pode ter consequências graves como uma maior probabilidade de desenvolverem problemas de saúde e problemas emocionais e comportamentais.
Logo, esteja atento aos sinais que o seu filhote lhe dá e avalie se ele ainda necessita de dormir ou não, mas lembre-se: sem pressas, a infância não deve ser vivida a correr!!
É indicativo ter presente que, dos 12 meses aos 3 anos de idade as crianças necessitam em média de 10 a 12 horas de sono noturno e de uma a duas horas de sesta; dos 3 aos 5 anos, 11/12 horas noturnas com ou sem sesta.
Leia também