Os bebés e as crianças mais novas andam, muitas vezes, “ranhosos”. Apesar de ser muito raro os bebés recém-nascidos ficarem constipados, é normal os pais ficarem preocupados perante certos sintomas, especialmente nos primeiros meses de vida quando o bebé parece mais frágil. Como distinguir entre constipação e nariz entupido? O que fazer perante um bebé constipado?
Nariz entupido ou constipação?
Quando o bebé nasce, vem equipado com uma série de defesas que lhe forma transmitidas pelo corpo materno ainda durante a gravidez. Os anticorpos maternos passam para o seu bebé, dando-lhe uma imunização passiva contra os germes durante os primeiros meses de vida.
Gradualmente, à medida que cresce e entra em contacto com os agentes que povoam o ar, o bebé começa a produzir as suas próprias defesas e a reforçar o seu sistema imunológico para se proteger contra certas infeções e ataques de bactérias e vírus.
Como distinguir entre constipação e nariz entupido?
Nos primeiros meses de vida, e apesar de o bebé ter algumas defesas, o mais seguro é consultar o pediatra sempre que exista algum sintoma que a possa preocupar ou quando o bebé está visivelmente incomodado.
O primeiro sinal de alerta para uma possível constipação é o muco nasal aquoso e gotejante. Muito diferente, é quando o bebé tem “ranho” e fica com o nariz entupido mas o muco não cai. Nestes casos, o mais provável será o bebé ficar bem quando o nariz é limpo.
Se o bebé/criança apresentar outros sintomas como espirrar, temperatura mais elevada do que normal (mas sem febre), abatida ou com catarro, pode ser indício de uma constipação que afeta o nariz, garganta e as grandes vias respiratórias. Num bebé constipado, o muco escorre.
Se o bebé/criança tiver outras queixas, como dor nos ouvidos, é aconselhável ir ao pediatra para avaliação e tratamento.
Rinite seca da criança
Durante a gravidez, os bebés vivem num ambiente líquido, engolindo e expelindo líquido amniótico. Após o nascimento, o contacto o ambiente seco do mundo extrauterino. Para além disso, o bebé também fica sujeito a variações de temperatura.
Estes fatores podem fazer com que o nariz fique congestionado, condição conhecida como rinite seca da criança.
Se o bebé tem o nariz entupido mas não apresenta outros sintomas, como falta de apetite ou distúrbios do sono, o mais provável é não estar constipado mas sim a passar por uma fase de adaptação à sua nova realidade física.
O que fazer para aliviar a congestão nasal?
As secreções nasais tanto pode ser claras, abundantes e líquidas como opacas, espessas e de cor amarelo-esverdeado. Normalmente, o ranho é mais líquido durante o dia e, à noite, como o bebé/criança passa muito tempo deitado, acumula-se no nariz, secando e espessando.
Na maior parte dos casos, será suficiente limpar o nariz e colocar uma gota de solução salina em cada narina para dar conforto.
O muco líquido pode ser tratado com anti-histamínicos nasais que proporcionam um alívio temporário e limitado. O muco mais espesso pode ser tratado com produtos que hidratam as secreções tornando-as mais líquidas, facilitando depois a limpeza do nariz.
Lavar o nariz pode ajudar a eliminar as secreções mais persistentes. A limpeza nasal deverá ser realizada antes das refeições, para que o bebé tenha facilidade em alimentar-se.
A solução mais simples é lavar o nariz com água, água marinha em spry, com a pressão adequada à idade do bebé/criança, ou com soro fisiológico e usar um aspirador (o ideal é o de tipo assobio) para, depois, eliminar as secreções.
Aspirar o nariz. Sim ou não?
Não é aconselhável aspirar demasiado o nariz do bebé. As aspirações recorrentes podem lesar as paredes das narinas e provocar o aumento da produção de ranho. O melhor será aspirar apenas as secreções visíveis, sem entrar no interior das narinas.
Se a criança já se conseguir assoar sozinha ou com a sua ajuda, não há necessidade de aspirar. Neste caso, bastará colocar uma gota de soro fisiológico (prefira as embalagens descartáveis e não reutilizáveis) em cada narina para amolecer as secreções e assoar o nariz.
E se o muco cai em abundância e o bebé não respirar bem?
Sempre que o recém-nascido ou o bebé não se conseguem livrar do muco nasal e isso interfere com a sua capacidade de respirar, comer ou dormir, a ajuda do pediatra é necessária. Apesar de não ser frequente um recém-nascido ficar constipado, pode acontecer.
Como limpar o nariz do bebé/criança?
Deitado de barriga para cima ou sentado no seu colo:
- Coloque a cabeça da criança para trás, ligeiramente rodada e mantenha a posição;
- Deite uma gota de soro fisiológico na narina do lado para o qual a cabeça está rodada e com a outra mão tape a boca (empurrando o queixo para cima ou pondo a mão em cima da boca) e a narina que não tem sono, para que o bebé o inspire;
- Repita este processo para a outra narina, rodando a cabeça para esse lado;
- Repita várias vezes ao dia.