Higiene dos olhos, unhas, orelhas e nariz do recém-nascido
Os olhos são geralmente cinzentos à nascença e a verdadeira cor dos olhos do seu bebé pode não se definir até aos 6 meses de idade.
O bebé pode ainda apresentar um edema nas pálpebras, sendo vulgar o estrabismo. É frequente a observação de manchas vermelhas dentro dos olhos (hemorragias subconjuntivais) ou inchaço nas pálpebras após o nascimento, que desaparecem sem a necessidade de nenhum cuidado especial.
Os olhos devem ser limpos com compressas de gaze esterilizadas (uma para cada olho) embebidas em soro fisiológico ou água fervida morna, de fora para dentro e para baixo. Alguns bebés apresentam uma irritação ocular denominada conjuntivite química pelo uso de uma medicação protetora nos olhos logo após o nascimento, que cede com a limpeza frequente com água fervida morna ou soro fisiológico. Se não houver melhoria dentro de 24-48 horas, deve consultar o Pediatra.
Quando cortar as unhas ao recém-nascido?
Alguns Pediatras defendem que as unhas não devem ser cortadas antes dos 20 dias de vida porque, dada a origem cartilaginosa das unhas, há uma maior probabilidade de ficarem danificadas.
Contudo, se utilizar uma tesoura adequada (com pontas arredondadas) ou uma lima especial para bebés, após o banho quando as unhas estão mais moles, pode cortá-las ou limá-las desde os primeiros dias pelo menos uma vez por semana.
Como limpar os olhos ao recém-nascido?
Os pavilhões auriculares (orelhas) devem ser limpos com algodão e/ou compressa embebidos em soro fisiológico ou água tépida, não esquecendo as dobras e a parte de trás das orelhas.
Os cotonetes servem apenas para limpar a parte externa do pavilhão auricular externo (não deve introduzir cotonetes no canal auditivo!).
Como limpar o nariz ao recém-nascido?
Para a limpeza, hidratação e desobstrução nasal aplique soro fisiológico no nariz (várias aplicações por dia, especialmente antes das mamadas).
Geralmente, a desobstrução nasal ocorre quando o bebé tosse e/ou espirra. Se houver secreções visíveis, podem remover-se com a ponta de um cotonete em movimentos circulares, lentos e suaves. Por vezes, pode ser necessário aspirar o nariz com aspirador nasal.
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, última atualização a 16-02-2013