A Organização Mundial de Saúde (OMS), a FIFA e o Catar juntam-se, por ocasião do Mundial 2022, na promoção de uma aplicação gratuita que promove o aumento da atividade física junto de crianças e jovens entre os 8 e os 15 anos.
Esta aplicação, que recebeu o nome de GenMove Season1, é gratuita e usa tecnologia de rastreio de movimentos e da inteligência artificial, oferecendo aos utilizadores uma experiência semelhante aos videojogos. O lançamento foi feito este fim de semana, coincidindo com o arranque do Mundial.
A organização desta parceria entre OMS, FIFA e Catar explica que “os jogos exigem uma gama de diferentes movimentos que desenvolvem várias habilidades físicas e são adequados para crianças com todos os níveis de aptidão”. Destaca-se a recomendação da prática de 60 minutos de atividade física diária, em média, de intensidade moderada.
A OMS alertou para o facto de mais de 80% dos adolescentes não cumprirem estas recomendações. Segundo a organização “estima-se que as crianças e adolescentes passem mais de oito horas do seu dia de forma sedentária e inativa, um comportamento associado à má forma física, ao ganho de peso e à redução do sono”.
Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, considera que as ferramentas digitais, tal como a aplicação GenMove, podem transformar-se num poderoso meio para chegar aos jovens e promover o seu movimento, especialmente àquelas que não praticam desporto com regularidade.
A aplicação GenMove disponibiliza jogos e atividades em várias línguas, desenvolvidas a partir de desportos populares como o futebol e envolvem ações como saltar e chutar. Está disponível para dispositivos com sistema operativo iOS e Android.
No seguimento de várias notícias do género, destaca-se um recente estudo da revista científica JAMA Pediatrics identificou que o nível de atividade física de crianças diminuiu cerca de 20%, em contexto de pandemia.
21 de novembro 2022