O Canal Panda, a plataforma de streaming Panda+ e a UNICEF, associaram-se à celebração do Dia Universal dos Direitos da Criança, que se assinalou no passado domingo, 20 de novembro. Da colaboração destas três entidades resultou o vídeo “Na Sala da Maria”, que pode ser visto tanto no canal Panda, como no Panda+, entre 18 e 25 de novembro.
O vídeo pretende sensibilizar os mais novos para os seus direitos fundamentais. Com cerca de seis minutos de duração, o vídeo “Na Sala da Maria” conta com um jogo no final, dirigido a crianças entre os 3 e os 6 anos, que retrata o ambiente de uma sala de pré-escolar, onde a educadora Ema conversa com a Maria e os seus amigos sobre alguns dos seus direitos, de forma lúdica e animada.
Segundo Francisca Magano, da UNICEF Portugal, “a parceria com o Canal Panda e o Panda+ tem-nos permitido chegar a quem mais importa – as crianças. É por elas que trabalhamos, diariamente, e é num espírito de diversão e partilha que temos encontrado no Canal Panda um espaço para as crianças explorarem os seus direitos e aprenderem a respeitar os direitos dos outros, que são as bases para se tornarem cidadãos ativos, conscientes e responsáveis”.
O canal de animação infantil já trabalha como embaixador da UNICEF há vários anos, sendo “um aliado incontornável de projetos que tenham em vista a defesa e promoção dos Direitos das Crianças em Portugal”, destacou Jorge Ruano, Diretor de Marketing da Dreamia, produtora do Panda.
Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990, a Convenção sobre os Direitos da Criança é um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais, civis e políticos, e também económicos, sociais e culturais, de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
É também o tratado internacional mais ratificado da história.
22 de novembro 2022