As cólicas são uma condição em que um bebé bem alimentado e saudável tem períodos inexplicáveis de choro intenso e estados de grande agitação por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias por semana e por mais de 3 semanas. Estes episódios de agitação são mais frequentes ao fim do dia. A massagem para as cólicas no bebé pode ajudar, saiba como.
Apesar de as cólicas serem uma fase transitória, podem ter um grande impacto nos pais devido ao choro agudo e persistente do bebé. Se conseguirem manter a calma, o bebé também consegue relaxar mais rapidamente. Se precisar de ajuda, consulte o seu médico pediatra.
A maioria dos bebés deixa de sofrer de cólicas até aos 6 meses, altura em que o sistema digestivo já funciona em pleno.
Massagem para as cólicas do bebé
Vantagens da massagem da barriga
Massajar a barriga do bebé ajuda a aliviar a dor e o desconforto causados pelas cólicas já que:
- Estimula o movimento das fezes no intestino;
- Ajuda o funcionamento do sistema digestivo;
- Diminui a distensão abdominal (barriga inchada);
- Estimula a produção de endorfinas, o que provoca uma sensação geral de bem-estar;
- Reduz a ansiedade e a tensão muscular, acalma e relaxa o bebé;
- Fortalece os laços entre os pais o seu bebé.
A massagem deve ser realizada sempre que necessário ou duas a três vezes por dia, com movimentos lentos e ritmados, para conformar e melhora o bem-estar do seu bebé. Repita os movimentos várias vezes na mesma massagem.
Como fazer a massagem:
- Deite o seu bebé de costas numa superfície confortável.
- Converse com ele calmamente enquanto lhe explica o que vai fazendo e espalha óleo de amêndoas doces nas suas mãos já aquecidas.
- Pouse as palmas das suas mãos sobre a zona abdominal do seu bebé durante alguns segundos. O calor ajuda a relaxar os intestinos e a libertar os gazes.
- Com as palmas das suas mãos abertas, deslize-as, uma seguida da outra, de cima para baixo e da direita para a esquerda.
- Segure nas pernas do seu bebé pelos tornozelos, dobre-as suavemente e, com os joelhos juntos, encoste-os delicadamente contra à barriga. Volte a baixar as pernas, para libertar o ar.
- Com a mão esquerda faça um movimento circular completo (sempre no sentido dos ponteiros do relógio, porque é nesta direção que o sistema digestivo funciona) à volta do umbigo. Pressione ligeiramente a zona da barriga com a ponta dos dedos esticados.
- Continue a fazer o movimento no sentido dos ponteiros do relógio, com uma mão em cima da outra e faça longos círculos à volta da barriga do bebé.