O corpo da mulher na 1ª semana da gestação
A cada ciclo menstrual, o seu corpo prepara-se para uma eventual gravidez. Nos ovários, um folículo amadurece e prepara o caminho para uma fecundação bem sucedida.
Ovulação
Quando você nasceu, já vinha “equipada” com as células reprodutoras (gâmetas) que contribuem com metade do material genético para o desenvolvimento do seu bebé. A outra metade junta-se-lhe quando um espermatozoide fecunda o óvulo e ambas se fundem numa célula única.
Como tudo começa
Nos primeiros 7 dias do seu ciclo menstrual, das centenas de milhares de folículos (saco minúsculo de células imaturas com um óvulo também imaturo no interior) que existem em cada um dos seus ovários, um entra em maturação e é libertado.
Este pequeno folículo cresce e começa a nutrir o óvulo imaturo que se desenvolve no seu interior. Por volta do 12º dia do ciclo, o folículo liberta estrogénios para a corrente sanguínea para estimular o espessamento da parede uterina (endométrio) e assim o preparar para alojar um eventual óvulo fertilizado (ovo) e a produção da hormona luteinizante (LH), que induz o rompimento do folículo e a libertação do óvulo maduro que, agora, está pronto para ser fertilizado.
O óvulo é lançado nas trompas de Falópio (que liga o ovário ao útero) e desce suavemente ao encontro dos espermatozoides, que correm em sua direção, com o auxílio de ligeiras contrações das trompas. Estes movimentos têm uma dupla função: ajudar o óvulo a descer em direção ao útero e ajudar os espermatozoides a subir em direção ao óvulo.
Uma vez que óvulo sobrevive entre 12 a 24 horas, este é o tempo de que dispõe para ser fecundado. Se tal não acontecer, morre é removido na menstruação seguinte, em conjunto com o revestimento da parede uterina.
A cada mês, um novo ciclo renova a possibilidade de engravidar
Este complexo processo repete-se mensalmente, durante todo o período fértil da sua vida até que um dia, o seu óvulo se casa com um espermatozoide e, desse encontro, se dá início à formação de uma nova vida, a do seu pequenino bebé.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.