Dieta equilibrada no terceiro trimestre da gravidez
A indigestão e a azia podem ser um problema na fase mais tardia da gravidez. Fazer refeições mais pequenas mas mais frequentes, evitar movimentos brusco de levantar e baixar ou dobrar a barriga após as refeições pode ajudar a minimizar estes incómodos. Pratos gordurosos ou com especiarias podem agravar os sintomas.
Durante o último trimestre, como o bebé a crescer e a engordar, as suas necessidades energéticas vão aumentar. Por norma, precisa de mais 150-200 calorias por dia. A quantidade de alimento onde vai buscar essas calorias extra varia bastante de acordo com o alimento que escolhe.
Só para ter uma ideia do que pode comer para conseguir 200 calorias: 588 gr de brócolos, 28 gr de manteiga, 50 gr de bolachas crackers ou 145 gr de massa cozida.
Outro nutriente essencial é o cálcio. O cálcio é fundamental para a formação do esqueleto do bebé e para manter os seus próprios ossos saudáveis uma vez que, em caso de deficit no seu organismo, o bebé encarrega-se de o ir buscar às reservas da mãe.
Para além dos alimentos lácteos, boas fontes de cálcio, inclua na sua dieta vegetais de folhas verdes, conservas de peixe (salmão, sardinha), amêndoas (sem sal), damascos secos, tofu, sumo de laranja fortificado ou bebida de soja fortificado.
Outro nutriente importante para manter ossos fortes e saudáveis é a vitamina D, a “vitamina do sol“. A vitamina D não se encontra facilmente nos alimentos, apesar de presente em ovos e peixes oleosos, margarinas ou cereais matinais fortificados. Por esse motivo, poderá ser-lhe recomendada a toma de um suplemento durante a gravidez e durante a amamentação.