Ao fim de algum tempo como seu bebé em casa, pode ser necessário colocá-lo a dormir em casa de outro cuidador ou na creche. A aproximação da data de regresso ao trabalho é um momento particularmente difícil para a mãe e para o bebé.
Para além da preocupação de escolher o melhor local para deixar o bebé, se ele não estiver habituado a dormir sem a presença da mãe/pai pode não o conseguir fazer na sua ausência ou ter muitas dificuldades em adormecer.
Esta mudança pode ser ainda mais difícil se o bebé partilhar a cama ou o quarto dos pais. Nesta situação, a falta dos pais pode tornar-se numa verdadeira angústia.
O sono regular exige segurança e o bebé pode não se sentir confortável a dormir num espaço que não é o seu e, sobretudo, sem a companhia da mãe/pai.
Se está a braços com esta situação, ficam aqui 4 sugestões que a podem ajudar a encontrar a melhor solução:
1. Simplificar a rotina do sono
Para os bebés é muito importante seguir rotinas. As rotinas são pontos de apoio. Ajudam a estruturar o dia e a antecipar o que irá acontecer. Transmitem segurança. Se o bebé está habituado a tomar banho antes de ir para a cama, quando o faz, compreende que está na hora de se preparar para dormir.
Crie uma rotina simples que possa ser duplicada fora de casa. Se o bebé está acostumado a dormir com a presença da mãe/pai no quarto, dificilmente o conseguirá fazer sem eles.
Explique bem as rotinas do seu bebé ao cuidador para que o impacto seja o menor possível.
2. Testar a nova situação com tempo
Se está a planear umas férias ou se o bebé vai entrar no berçário, planeie este momento com alguns dias de antecedência. Prepare o berço onde o bebé irá dormir. Primeiro deite o bebé no novo berço durante as sestas diurnas para que se vá acostumando. Experimente uma noite a ver como se adapta.
A entrada no berçário deve ser gradual, para seu próprio bem e para o seu bebé. Esta transição exige tempo para que ambos se consigam separar um do outro, com o mínimo de angústia.
Nos primeiros dias, deixe o bebé apenas algum tempo, que vai aumentando gradualmente ao longo dos dias. Assim facilita a aquisição de novos hábitos, consegue gerir a ansiedade de separação, dá oportunidade ao bebé para conhecer e se relacionar com os novos cuidadores e para se adaptar ao novo ambiente.
3. Criar um ambiente familiar
Ouvir uma música tranquila antes de adormecer, ter um amigo especial que faz companhia ao adormecer, uma luz de presença ou contar uma pequena história antes de adormecer são hábitos que podem ser mantidos em qualquer lugar e fáceis de replicar por outro cuidador.
4. Incentivar a autonomia
Alguns bebés que estão habituados a dormir com a presença da mãe/pai na mesma divisão da casa e podem chorar quando alguém pega neles e os leva para outro local. Quando o bebé deixa de ver os pais, sente-se desesperado porque ainda não compreende que, apesar de não os ver, eles continuam ali, presentes. Só por volta dos 7 meses de idade é que o bebé percebe que, mesmo quando não vê um objeto ou uma pessoa, ele não desapareceu.
Para evitar esta angústia, coloque o seu bebé a dormir no seu próprio quarto, mesmo durante as sestas diurnas ou coloque um biombo entre a sua cama e o berço.
Leia também