“Quando vou volta ao normal depois do parto?” esta é uma questão muito comum entre as mulheres grávidas. Equipa de investigadores vem agora demonstrar que podem ser precisos alguns meses para recuperar do parto.
Embora a resposta tradicional seja “cerca de seis semanas”, o mundo está cheio de celebridades que aparecem em biquíni num par de semanas, e mães em fóruns que afirmam que retomaram a atividade sexual poucos dias após o parto.
As mulheres que não estão em plena atividade 6 semanas depois de dar à luz, podem sentir que falharam por não recuperarem a forma dentro do período expectável.
Felizmente, uma equipa de pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de Michigan, liderada por Janis M. Miller, levou a cabo um estudo com 68 mulheres que demonstra, através de observações realizadas por ressonância magnética, o trauma que o parto pode provocar no pavimento pélvico da mãe.
As mulheres que fizeram uma ressonância magnética 7 semanas após o parto e a repetiram 8 meses depois, demonstraram uma elevada probabilidade de terem feito força por muito mais tempo do que o desejado durante o trabalho de parto ou a necessidade da utilização de fórceps para ajudar o bebé a nascer.
Mas Miller também se mostrou surpreendida com a quantidade de danos causados no músculo pélvico que atua como suporte da vagina, bexiga e intestino na pelve. Segundo os exames de ressonância magnética, cerca de 40% das mulheres tinham o músculo pélvico deslocado – e em 7 destas mulheres, este afastara-se do osso púbico. Um quarto das mulheres teve fratura do osso púbico devido ao grande esforço exigido durante o trabalho de parto.
Normalmente, estas mulheres não teriam realizado uma ressonância magnética, e os seus ferimentos teriam permanecido invisíveis.
Miller afirma não defender que todas as mães devam realizar um exame de ressonância magnética para avaliação dos traumas decorrentes do parto, reconhecendo apenas que o período de recuperação padrão de seis semanas não é aplicável a todas.
De facto, Miller encontrou fraturas no osso púbico de algumas mulheres 7 meses depois do parto. As mulheres que, após 3 meses ainda sentem dor na pélvis, não podem contrair a sua musculatura pélvica (atraves dos exercícios de Kegel no pós-parto) e sentem dor nas relações sexuais devem procurar ajuda médica.
“O músculo pélvico estica três vezes o seu comprimento normal no parto.“, afirma Miller. “Os nossos dados mostram que é necessário muito tempo de recuperação quando as mulheres têm um parto difícil. Não é dado tempo suficiente às mulheres para recuperarem do esforço exigido pelo trabalho de parto.”
De acordo com os resultados deste estudo, parece evidente que o tempo necessário para que as mães recuperem do trabalho de parto varia consideravelmente de mulher para mulher.
Um estudo australiano com 204 mulheres mostra altos níveis de exaustão, dor nas costas, incontinência urinária, problemas sexuais e dor perineal 6 a 7 meses após o parto. Estes problemas físicos aumentam o risco de depressão pós-parto.
Pode ter sorte, mas se não consegue voltar ao normal tão rapidamente como gostaria, pode ser porque ainda não está completamente sarada. Se não se sente bem, consulte o seu médico – e não sinta que falhou em algum tipo de teste sobre a maternidade.