A sensação de peso nas pernas pode agravar-se durante a gravidez devido ao aumento de peso e do volume sanguíneo.
Este desconforto é um dos primeiros sinais de insuficiência venosa sendo a prevenção uma das principais medidas a adotar.
A deficiente circulação do sangue leva à sua estagnação o que provoca a dilatação e deformação das veias que acabam por ficar doridas e visíveis.
A má circulação sanguínea pode dar origem a aranhas vasculares (também conhecidas como derrames, linhas finas avermelhadas que surgem na pele) e a veias varicosas nas coxas, pernas e tornozelos.
As veias varicosas são mais profundas do que os derrames. Consoante o grau de falência venosa, podem ser mais ou menos longas e evidentes.
O não tratamento e prevenção desta situação aumenta o risco de tromboses venosas, através da formação de coágulos. Estes podem soltar-se e entrar na corrente sanguínea, atingindo o coração e dai para o pulmão, dando origem a uma embolia pulmonar.
Pernas pesadas na gravidez
O cansaço e a sensação de peso nas pernas é motivo para ir ao médico que, de acordo com o diagnóstico, a pode reencaminhar para um especialista vascular para acompanhamento adequado.
A contenção elástica é a primeira medida de prevenção. As meias de descanso facilitam a circulação sanguínea e aliviam o desconforto e o inchaço ao mesmo tempo que protegem as pernas com a compressão correta, da barriga da perna, passando depois para a coxa, o que faz com que o sangue vá subindo em direção ao coração.
Alguns medicamentos aumentam a tonicidade das veias, melhorando a circulação do sangue. Contudo, a medicação deve ser sempre prescrita pelo médico após a correta avaliação do problema.
Após o nascimento do bebé, a cirurgia também é uma opção de acordo com a gravidade do problema (escleroterapia). Através da injeção de um medicamento nas veias, estas secam sendo depois absorvidas pelo próprio organismo. A cirurgia pode ser feita a lazer.
Com aliviar a sensação de pernas pesadas:
- Levante-se e movimente-se ao longo do dia;
- Use sapatos confortáveis e não use saltos demasiado altos;
- Termine o duche com um jato de água fria, dos tornozelos às ancas;
- Massaje as pernas (com movimentos do tornozelo em direção à coxa);
- Durma com as pernas ligeiramente levantadas (pode colocar uma almofada por baixo das pernas ou elevar a cama);
- Descanse com as pernas numa posição mais alta;
- Consuma alimentos ricos em magnésio e beba muita ao longo do dia para evitar cãibras.