À semelhança de outras competências, a aquisição da linguagem é feita de modo gradual e por etapas. Em algumas fases, a criança evolui mais e parece dar um “salto” para acalmar depois. Conheça as principais etapas do desenvolvimento da linguagem.
A evolução da linguagem é gradual e nem todas as crianças têm o mesmo ritmo de aprendizagem sem que isso signifique que exista algum problema do desenvolvimento.
Etapas do desenvolvimento da linguagem
A estimulação em todas as fases do desenvolvimento é fundamental para incentivar a evolução da criança. Conversar com a criança, repetir palavras e explorar as palavras através dos contos e da leitura são excelentes formas para estimular a criança a falar e a diversificar o vocabulário.
Muitas vezes, a avaliação da linguagem é realizada com base na perceção que os pais têm sobre a evolução da criança em casa. Se considerar que o seu bebé não está a desenvolver-se como esperado, consulte o pediatra para avaliação.
Etapas do desenvolvimento da linguagem
Com 1 mês de idade
- Choro, gritos;
- Segue a face e os sons.
Aos 2 meses de idade
- Palra.
Aos 4 meses de idade
- Ri com intenção.
Aos 6 meses de idade
- Imita o que ouve à volta;
- Vocaliza com entoação;
- Responde quando se chama pelo seu nome;
- Usa sons monossilábicos como “papa” ou “mama” mas sem significado.
Aos 9 meses de idade
- Primeira palavra geralmente aos 10 meses;
- Compreende o “não”;
- Usa “papa” e “mama” com significado.
Aos 12 meses de idade
- Compreende ordens simples, principalmente se forem acompanhadas de gestos;
- Diz uma ou duas palavras para além de “mama” e “papa”;
- Muitas palavras não são compreendidas, mesmo pelos pais.
Aos 15 meses de idade
- Usa 4 a 6 palavras;
- Percebe ordens simples mesmo se não forem acompanhadas por gestos;
- Utiliza entoação e ritmos na frase.
Aos 18 meses de idade
- Diz 5 a 20 palavras;
- Identifica pelo menos uma parte do corpo;
- Associa 2 palavras como “não está” ou “não quero”.
Aos 2 anos de idade
- Diz pelo menos 50 palavras. Algumas crianças já utilizam até 300 palavras;
- Compreende ordens duplas como “vai buscar os sapatos a dá-os ao pai”;
- Pode utilizar frases com 2 ou 3 palavras e com verbos;
- A maioria do que a criança diz continua a não se perceber;
- Utiliza o “eu”.
Aos 3 anos de idade
- Diz pelo menos 250 palavras. Algumas crianças pode já saber 1000 palavras;
- Compreende o conceito de “dois“;
- Compreende “em cima”, “em baixo”, “ao lado”, “atrás”;
- A maioria do que a criança diz é percebida por todos;
- Sabe nome, sexo e idade;
- Constrói frases com 3 palavras;
- Usa o plural e o tempo passado;
- Repete sequência de 3 algarismos.
Aos 3 – 4 anos de idade
- Já articula bem as consoantes e as vogais;
- Constrói frases bem estruturadas;
- Utiliza o “porquê”;
- Conhece uma ou mais cores.
Fonte: O Livro dos Pais, Paulo Oom, 2013
Sinais de alerta sobre a aquisição da fala da criança
Idade pré-escolar
- Fala tardia;
- Linguagem “à bebé” persistente;
- Palavras mal pronunciadas para além do esperado para a idade;
- Dificuldade em acompanhar e decorar canções, rimas e lengalengas;
- História familiar de fala tardia ou alterações ao nível da linguagem e/ou da fala.
1º Ano de escolaridade
- Dificuldade em discriminar os sons da língua (ex: quando a criança ouve “faca” e “vaca”, não identifica diferenças);
- Dificuldade na divisão silábica e fonémica;
- Dificuldade em associar as letras aos seus sons e vice-versa (ex: a letra “F” lê-se “éfe”);
- Dificuldade na leitura de sílabas e palavras, sobretudo palavras novas ou mais complexas;
- Dificuldade na escrita (erros de escrita).
Aqui apresentam-se as competências esperadas do desenvolvimento físico do bebé numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.