Considerando que brincar com a comida e atirar com copo e talheres é normal numa determinada fase do desenvolvimento da criança, é certo que, por vezes, podemos ficar mal na casa de amigos ou no restaurante se a criança não souber como se comportar.
Em casa, estamos num ambiente controlado. Por mais ou menos desarrumação que a criança faça, cabe sempre aos pais arrumar o espaço das refeições. Quando estamos fora de casa, já não é bem assim.
Assim, chegamos à grande questão: A partir de que idade é suposto uma criança saber comporta-se sem birras à mesa das refeições?
Com um ano de idade, as crianças adoram brincar com a comida e comer com as mãos. Afinal, conseguir agarrar objetos em pinça é uma aquisição recente e a criança gosta de experimentar novidades.
As crianças também adoram atirar objetos (ou a comida) e ver como reagem os adultos. Alguns acham piada e a criança repete, outros nem por isso e tentam ensinar à criança que não se brinca com a comida. Também pode encarar este comportamento como uma fase passageira e não dar tanta importância ao tempo que perde nas limpezas.
Chatear-se com a criança, fazer chantagem emocional ou castigar são estratégias que não costumam surtir grande efeito. É importante ter presente que, à medida que a criança cresce, adquire novos hábitos.
Contudo, cabe aos pais controlar a desarrumação e mostrar à criança o que é ou não aceitável fazer quando está a comer e ensinar as regras de boas maneiras e educação de acordo com o seu estado do desenvolvimento. As crianças não nascem ensinadas e precisam de uma orientação clara sobre o que é ou não correto fazer-se.
Entre os 9 e os 14 meses de idade, podem começar a ensinar-se regras básicas de boas maneiras. Ideias simples que fazem a diferença à medida que a criança cresce e vai interiorizando alguns conceitos ao mesmo tempo que adquire novos hábitos.
Se quer ajudar o seu filho a comporta-se à mesa e a deixar de brincar com a comida, experimente algumas das seguintes estratégias:
Ofereça pouca quantidade de comida de cada vez
Use um prato pequeno, e parta fruta, legumes ou outra comida em pedaços pequenos. Sente-se ao lado do seu filho e ofereça-lhe um pedaço de cada vez. Quando acabar de mastigar e engolir, ofereça-lhe outro pedaço. Encher o parto da criança com muita comida é um convite para a diversão.
Não incentivar a brincadeira
As crianças adoram chamar a atenção e divertir os pais. Se os pais se riem quando a criança atira comida para o chão ou faz palhaçadas com a comida em vez de se alimentar, é natural que a criança insista no mesmo comportamento.
Os irmãos mais velhos também podem encorajar a criança mais pequena a fazer malabarismos com a comida. Deve conversar com eles avisando-os que tal não será permitido e que serão responsáveis por limpar a desarrumação do irmão.
Controlar a brincadeira
Se a situação ficar fora do controlo, termine a refeição. Se o bebé atirar a comida para fora do tabuleiro da cadeira ou espalhar tudo à sua volta, dê por terminada a refeição. Rapidamente, ele vai compreender que o seu comportamento não é incentivado e perceber que há regras a respeitar à mesa.
Distrair a criança enquanto come
Se o seu filho tem tendência para brincar com a comida, dê-lhe um brinquedo ou uns talheres de plástico para ocupar as mãos enquanto o alimenta. Afaste todos os objetos – como o copo da água – que possam ser atirados para o chão.
Deixe apenas o que realmente precisa no tabuleiro de refeições. Alguns pais optam mesmo por não colocar o prato em local acessível ao bebé para impedir brincadeiras.
Copo de água
Prefira os copos vedados, com palhinha, para evitar água espalhada pelo chão. Assim, mesmo que o copo seja atirado para o chão, não haverá grandes estragos.
Manter a criança sentada na cadeira
Algumas crianças contorcem-se de modo inacreditável para tentar sair da cadeira das refeições. O truque é mantê-las com a boca ocupada. Assim que a criança engolir uma garfada, dê-lhe outra para que não tenha tempo de pensar em saltar da cadeira. Claro que há que usar de bem senso e dar tempo à criança comer ao seu próprio ritmo.
Não massacrar
Claro que todos gostávamos que as crianças partilhassem a mesa da refeição e ficassem calmamente à espera que todos terminassem de comer. Mas tal desejo é quase impossível de concretizar. Assim, não a obrigue a ficar sentada à mesa depois de comer e liberte-a para ir brincar.
Dar o exemplo
Se quer que o seu filho aprenda a comer com os talheres corretos, a usar o guardanapo para limpar a boca e não para assoar o ranho, a esperar que todos se sirvam para começar a comer, a dizer “se faz favor” ou “obrigada”, os pais têm que dar o exemplo desde cedo.
As crianças são excelentes observadoras e aprendem por imitação. Por isso, mesmo que o seu filho lhe pareça muito novo para aprender certas regras, não deixe de as seguir.