A festa mais mágica do ano é celebrada de variadíssimas formas, em todos os recantos do mundo. Desde o Pai Natal feito de neve até ao gorro de Pai Natal que se leva para a praia, o Natal é sempre visto pelas crianças como um evento mágico.
O Natal de hoje em dia não é imaginável sem a tradicional árvore de Natal e os presentes oferecidos pelo Pai Natal. Os seus miúdos já sabem qual é a origem da árvore de Natal e do Pai Natal?
Sabe-se que durante milhares de anos foram usados pinheiros ou coníferas durante os festivais de Inverno. Foi na Alemanha, no século XVI, que poderá ter surgido a primeira árvore de Natal numa casa, através de Martinho Lutero. Nos últimos 200 anos, a tradição da árvore de Natal espalhou-se pela Europa e mundo. Inicialmente as árvores de Natal eram decoradas com enfeites … comestíveis! Boa ideia, não acham?
O Pai Natal que tanto encanta as crianças terá origem em São Nicolau, um bispo da Turquia que viveu no século IV que era muito rico e caridoso e ficou conhecido como deixando presentes dentro de meias. Só a partir do século XIX é que a figura do Pai Natal começou a ser considerada como sendo o espírito de Natal. O bispo deu lugar a uma figura alegre, de longas barbas, com um casaco comprido com capuz vermelho … mas também castanho, verde, azul…
Sabiam que em alguns países o dia 25 é mais importante do que a noite do dia 24? E a comida é por nós considerada exótica? Vamos então ver como se celebra o Natal um pouco pelo mundo.
Tradições de Natal pelo mundo
França
Na véspera do dia de Natal, as crianças penduram as meias à lareira para que o Pai Natal deixe lá os presentes. Come-se o famoso foie gras de entrada, bebe-se champanhe, seguindo-se um assado e depois a bûche de Noel, uma torta recheada de chocolate em forma de tronco. Claro que não faltam os deliciosos queijos franceses.
Holanda
Na Holanda, as crianças recebem os presentes mais cedo do que as crianças de outros países! O Pai Natal distribui os presentes no dia cinco de dezembro, dia de São Nicolau (Sinterklass). As crianças deixam feno, açúcar e cenouras para o cavalo de São Nicolau (Pai Natal). O Natal é celebrado nos dias 25 e 26, reunindo-se a família para jantar ou ir ao teatro ou a um concerto de Natal.
Itália
Os presentes de Natal são trazidos normalmente pela Befana, uma velha bruxa nariguda que viaja em cima de uma vassoura. As crianças colocam comida dentro dos sapatos e deixam-nos à porta de casa. Os presépios são muito apreciados em toda a Itália. Não é costume comer carne na véspera de Natal. Comem um prato de peixe e depois vão à Missa do Galo ou abrem os presentes. Após a missa, comem o delicioso panetone com um chocolate quente.
Reino Unido
Pois é, aqui o dia 25 é o mais importante. No dia de Natal é posto um perú enorme no forno, logo de manhã, e a meio da tarde este é degustado, acompanhado de deliciosas batatas assadas e legumes. A sobremesa é o Christmas pudding, um bolo de ameixa, que é feito com semanas de antecedência e que vai sendo regado de rum durante esse período, até estar pronto. O Pai Natal põe os presentes dentro de meias deixadas pelas crianças, normalmente penduradas na lareira.
Brasil
O Natal tem naturalmente muitas influências portuguesas, mas também de outros países, nomeadamente anglófonas. Na véspera de Natal a família reúne-se e, dependendo da região, tanto se pode ver na mesa bacalhau, panetone ou comida de inspiração africana. O Papai Noel é quem traz os presentes e as crianças costumam deixar uma meia à beira da janela. Muitos brasileiros gostam de ir para a praia no dia de Natal!
Porto Rico
Aqui os presentes só chegam no dia 6 de janeiro, dia de Reis! As crianças colocam hortaliça debaixo da cama para os camelos dos três Reis Magos que lhes trazem os presentes. Os cânticos de Natal são muito apreciados em Porto Rico. Na véspera de Natal come-se porco no espeto com arroz, bananas verdes e, de sobremesa, uma espécie de arroz doce e um creme feito com leite de coco.
Um Natal diferente em cada país, mas com a mesma magia para os mais pequenos!