Até há algum tempo atrás, era comum usar cotonetes para limpar os ouvidos e remover a cera (ou cerúmen). A cera é uma substância produzida pelo organismo e que tem como função proteger os tímpanos contra agressões externas, manter o canal auditivo hidratado e combater infeções.
Hoje em dia, a remoção da cera do ouvido com cotonete é completamente desaconselhada, bem como, a limpeza excessiva do canal auditivo. A cera é uma proteção natural contra a presença de vírus, bactérias e elementos físicos como poeira e outros agentes semelhantes que, caso não encontrem nenhuma barreira, avançam pelo canal auditivo até à área mais profunda dos ouvidos.
Normalmente, esta camada protetora de cerúmen é expelida de forma natural. A utilização de cotonetes vai contra este processo natural, pois empurra novamente o cerúmen e a sujidade para o interior do canal auditivo, o que pode ocasionar problemas tais como acumulação de cerúmen, mau cheiro dos ouvidos e perda de audição.
Como limpar a cera do ouvido da criança
Os ouvidos devem ser limpos apenas por fora. A própria toalha do banho é adequada para fazer a limpeza diária dos ouvidos. No caso dos bebés, pode usar-se a pontinha de uma fralda de pano humedecida para limpar a região externa do ouvido e assim eliminar excessos. Nunca use cotonetes para limpar os ouvidos. Os cotonetes só devem ser usados em volta do ouvido externo, sem penetrar nunca no canal auditivo.
O que fazer nos casos de cera em excesso?
Quando existe produção em excesso de cera, a visita regular ao consultório médico para fazer uma limpeza torna-se inevitável. Na maior parte dos casos, o excesso de cera é expelido naturalmente pelo ouvido, mas, quando fica retida no seu interior, acumula-se e cria uma espécie de “rolha” que pode obstruir ou tapar o canal auditivo.
Quando se torna o excesso de cera num problema?
- Sensação de surdez (apenas num dos ouvidos ou em ambos);
- Sensação de ouvido tapado;
- Dificuldade de audição;
- Desconforto na região;
- Comichão.
Como remover o excesso de cera?
A forma mais segura de limpar o canal auditivo é procurar um médico especialista. Os otorrinolaringologistas, especialidade médica e cirúrgica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face, removem o excesso de cera com uma pinça ou através de uma lavagem ao ouvido. Apesar de estes procedimentos serem simples e indolores, a criança pode considerá-los desconfortáveis e oferecer alguma resistência.
Como prevenir a acumulação de cera?
Para prevenir a acumulação de cerúmen, aconselhe-se com o seu médico sobre o produto mais indicado para prevenir a sua acumulação.
Existem alguns produtos que ajudam a dissolver o excesso de cerúmen e a eliminar a sujidade dos ouvidos, permitindo a sua saída natural e o bom funcionamento do auto-sistema de limpeza do ouvido. Contudo, a limpeza em casa deve ser realizada com muito cuidado e apenas se se sentir segura para o fazer.
Para prevenir o excesso de cera, é importante estar bem hidratado por isso, dê bastantes líquidos ao seu filho.