A grávida pode ir à manicure?
De um modo geral, não há grandes riscos em fazer as unhas durante a gravidez, desde que com pouca frequência (a cada 15 dias, por exemplo).
Segundo os especialistas, existem poucos indícios de que as substâncias químicas do verniz ou da acetona, possam fazer mal ao feto. Ainda assim, o ideal é evitar ao máximo o uso de químicos durante a gravidez.
Pintar as unhas durante a gravidez
Tal como os produtos para pintar o cabelo, o verniz das unhas e os removedores de verniz também contêm uma série de substâncias químicas que podem prejudicar o bebé, especialmente, nos primeiros meses da gestação.
Contudo, alguns especialistas referem que apesar de estes produtos terem componentes potencialmente tóxicos, a sua concentração é baixa e que não há risco acrescido para o bebé.
Escolher um local com boas condições de higiene
Para além dos químicos, há quer ter muito cuidado com a higiene do local onde faz a manicure e certificar-se que os utensílios (alicate, tesoura, lima, …) utilizados são devidamente esterilizados para evitar a contaminação por hepatite.
Para não correr esse risco leve o seu próprio kit de manicure. Evite remover as cutículas na manicure a não ser que use o seu próprio alicate ou se tiver a certeza de que o material é devidamente esterilizado de cliente para cliente.
Unhas bonitas na gravidez
É possível manter as unhas e as mãos bonitas e bem cuidadas sem recorrer à manicure ou ao uso de verniz:
- Hidratar diariamente as cutículas e as unhas com um creme hidratante (atenção aos constituintes);
- Fazer um esfoliante semanalmente;
- Manter as unhas curtas e bem limadas;
- Usar o kit para alisar e aumentar o brilho natural das unhas;
- Usar luvas para realizar as tarefas domésticas;
- Cuidar da alimentação e comer alimentos riscos em vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio.