Considerar-se uma gravidez pós-termo quando a gestação continua para além da 42ª semana ou mais, contada a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual (data usada para calcular a idade da gravidez e a data provável para o parto).
Gravidez pós-termo
Riscos associados a uma gravidez pós-termo
A partir da 42ª semana, os riscos para a saúde materno-fetal aumentam consideravelmente.
No final da gravidez, o envelhecimento da placenta impede que funcione normalmente, limitando o fornecimento de nutrientes e oxigénio ao bebé.
Mas também pode haver alterações na quantidade e na qualidade de líquido amniótico. Se este diminuir ou se for detetada uma coloração esverdeada, provocada pela primeira matéria fecal do feto (mecónio), isto indica sofrimento fetal e é necessário intervir para abreviar o nascimento do bebé.
Se o feto aspirar uma mistura de líquido amniótico com mecónio (síndroma da aspiração de mecónio), ainda no útero ou no decurso do parto, poderá dar origem a complicações respiratórias pela obstrução das vias aéreas e irritação dos pulmões.
Na 40ª semana fará a 6ª consulta de vigilância da gravidez. A partir desta data será vista 2 vezes por semana ou com um intervalo de tempo menor se o seu médico assim o entender.
Alguns procedimentos ajudam a perceber como o seu bebé se sente e como o seu corpo se está a comportar: avaliação cardíaca fetal (cardiotocografia ou CTG), vigilância do líquido amniótico e funcionamento da placenta.
Se não houver sinais de parto, o médico poderá provocar o parto ou optar por uma cesariana (parto cirúrgico feito por meio de uma incisão na barriga e no útero da mãe) caso o bebé mostre sinais de sofrimento ou o colo uterino não se mostre capaz para deixar passar o bebé.
Classificação da idade gestacional
- Gravidez a termo inicial: 37 semanas e 0 dias até 38 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo completo: 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo tardio: 41 semanas e 0 dias até 41 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez pós-termo: 42 semanas ou mais (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.