O parto é um momento único mesmo quando já se tem outros filhos. O nascimento de um bebé é o culminar de uma longa viagem de 9 meses que faz em conjunto com o seu bebé e o seu companheiro.
Nas últimas semanas da gravidez, o seu corpo prepara-se para o parto e o bebé também. A maioria posiciona-se de cabeça para baixo, que se vai encaixando na cérvix lentamente até ao dia do parto, momento em que o processo de nascimento se inicia.
Como nasce o bebé: o trabalho de parto
1ª Fase do trabalho de parto
O parto começa com contrações ligeiras que aumentam de intensidade até que o processo de dilatação esteja concluído. Quando o cérvix abre até aos 10 cm, na primeira fase do trabalho de parto, o bebé tem um estreito canal pelo qual terá que descer para nascer.
As contrações são movimentos rítmicos de aperto e flexão do útero. A cada contração, o seu corpo empurra o bebé para baixo, na direção do cérvix.
2ª Fase do trabalho de parto
Inicia-se, então a 2ª fase do trabalho de parto, quando o bebé é “empurrado” pelo canal de parto.
O bebé tem o rosto virado de lado e a parte mais larga da cabeça encaixada na sua pélvis. A cabeça do bebé vai pressionando o cérvix ajudando-o, também, a dilatar.
O queixo do bebé está de encontro ao peito e os ombros começam a posicionar-se, virando-se na direção das costas da mãe. O bebé vai rodando o corpo para ajudar a descida pelo canal de parto.
As contrações são substituídas por uma vontade enorme de fazer força para baixo. O bebé empurra com os pés para se afastar da parede uterina e a cabeça começa a passar pelo canal de parto. Nesta altura, os ossos do crânio do bebé são moles e podem sobrepor-se para atravessar o estreito canal de parto.
Assim que o topo da cabeça puder ser visto na abertura vaginal, as contrações pressionam o corpo do bebé. A seguir à cabeça, segue-se um ombro, depois o outro, com os braços apertados contra o corpo.
Quando os ombros estão no exterior, o resto do corpo sai rapidamente. Finalmente, o seu bebé nasceu!
3º Fase do trabalho de parto
Na 3ª fase do trabalho de parto, e que dura cerca de 30 minutos, a placenta é expulsa. O útero contrai-se e o fluxo sanguíneo para esta área diminui.
Caso tenha sido necessário fazer uma pequena abertura (episiotomia) no períneo para ajudar o bebé a sair, esta é suturada.
Nesta altura, já terá o seu bebé aconchegado nos seus braços. Muitos bebés mamam na primeira hora após o parto, o que deve ser incentivado para estimular a produção de colostro (o primeiro leite materno) e promover a ligação afetiva entre a mãe e o seu bebé pelo contacto pele-a-pele.
No momento logo após o nascimento, o recém-nascido é colocado, despido ou só com fralda, sobre o peito materno. O toque, odor e temperatura proporcionados pelo contacto pele-a-pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos recomendando-se a realização mínima de intervenções, pelos profissionais, durante este período.