É importante fomentar a autonomia da criança?
Muitos pais acreditam que a autonomia das crianças chega apenas aos 18 anos, com a maior idade. Mas tal não é verdade.
Desde quando é importante fomentar a autonomia da criança?
A autonomia deve ser incentivada desde a primeira infância e à medida que cresce o sentido de responsabilidade da criança e ganha consciência de que as suas ações e decisões têm consequências para si e para os outros.
Crescer com autonomia e responsabilidade proporciona um grau de maturidade para enfrentar a vida de frente e com alegria.
Nesta linha, a pedagoga, formadora de parentalidade e autora de vários livros sobre educação Maite Vallet afirma que, “o ser humano começa a ser responsável, ou não, desde a primeira etapa da sua vida”.
Um ambiente familiar positivo
A família é o primeiro espaço de sociabilização da criança. É na família que encontra os modelos de aprendizagem, que começa a desenvolver as suas habilidades sociais e que se estabelecem os vínculos socio-emocionais que proporcionam bases seguras para o desenvolvimento das suas atitudes e aptidões interpessoais.
Educar é ajudar e acompanhar as crianças a tornarem-se independentes, autónomas e a adquirir as competências necessárias para conseguirem tomar as suas próprias decisões.
Neste processo, aprendem a expressar os seus sentimentos e emoções, a reconhecer as suas próprias necessidades e a comunicá-las de modo eficaz, a desenvolver e a confiar nas suas capacidades pessoais e a saber enfrentar com coragem e segurança os desafios que lhe são colocados ao longo da vida.
Para que tal aconteça, os pais/educadores têm que ter paciência para educar e ter empatia pelos sentimentos da criança. Também devem estar conscientes das várias etapas do desenvolvimento infantil e do que isso implica no crescimento e maturidade da criança.
A autonomia começa com a responsabilidade
A autonomia começa com a responsabilidade. A autonomia favorece a independência e a responsabilidade e isso faz-se ao longo da vida, segundo a idade da criança.
Uma forma simples de o fazer é atribuir pequenas tarefas domésticas adequadas à idade da criança e que se vão complexificando à medida que cresce.
A autonomia é transversal a todas as áreas do desenvolvimento: nos auto-cuidados, nas relações sociais, no desenvolvimento escolar e intelectual ou nos tempos livres.
À medida que crescem, as crianças precisam e exigem autonomia e os pais devem ajudá-las e acompanhá-las nesta procura de forma responsável e positiva.
O desenvolvimento da autonomia na primeira infância vai gerar adolescentes, jovens e adultos muito mais autónomos, felizes e confiantes nas suas capacidades pessoais e, por isso, também mais realizados nas relações pessoais e na vida profissional.
Bibliografia: “Cómo Fomentar la Autonomia y Responsabilidade en Nuestros Hijos e Hijas – Guia para Padres y Madres“. Confederación Espanõla de Asociaciones de Padres y Madres de Alumnos, Primeira edição de dezembro de 2013.