Como é constituído o leite materno?
Assim que o bebé nasce, a mãe tem à sua disposição o melhor alimento para satisfazer as suas necessidades energéticas e de proteção. Saiba como se vai alterando o leite materno ao longo do tempo.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde preconiza o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses de idade. Em algumas situações, o pediatra poderá recomendar a introdução de certos alimentos na dieta do bebé por volta dos 4 meses.
O leite materno altera a sua constituição ao longo do tempo e durante a própria mamada adaptando-se às necessidades do bebé. Durante os primeiros 6 meses, o bebé não precisa de mais nada para crescer e se desenvolver de forma harmoniosa.
-
Colostro: o primeiro leite materno
De aspeto cremoso e amarelado, o colostro é o primeiro leite segregado pela mãe entre o primeiro e o quinto dia após o parto.
O colostro é um leite rico, cheio de nutrientes e de componentes protetores que ajudaram o bebé a reforçar o seu ainda imaturo sistema imunológico.
Contém minerais, vitaminas, hidratos de carbono complexos e proteínas, baixos níveis de gordura e calorias. A mãe produz pouca quantidade mas a suficiente para alimentar convenientemente o seu bebé.
O colostro para além de muito nutritivo e protetor, também tem propriedades laxantes que ajudam o bebé a expulsar o mecónio nos primeiros dias de vida.
-
Leite de transição: a “subida do leite“
Por volta do 4º ou 5º dia após o parto, dá-se a “subida do leite“. A mãe deixa de produzir colostro e começa a produzir o leite de transição.
São comuns alguns incómodos como o calor local ou dor. Contudo, estas sensações são transitórias e desaparecem em dois ou três dias à medida que a mãe amamenta.
-
Leite maduro: o leite definitivo
Duas semanas após o nascimento do bebé, o leite de transição dá lugar ao leite maduro. O leite maduro é adaptado às grandes exigências energéticas e nutricionais do bebé.
Rico em gorduras, hidratos de carbono e proteínas é o único alimento de que o bebé necessita até aos 6 meses de idade.
O leite maduro adapta-se de tal forma às necessidades do bebé que muda a sua constituição ao longo da mamada.
- O primeiro leite é pobre em gorduras mas rico em açúcar e lactose.
- À medida que o bebé mama, o leite é mais consistente e mais gordo. O bebé fica sem sede e bem alimentado.
O aspeto muda, tornando-se mais denso e branco, e a composição química altera-se de acordo com as necessidades do bebé, o que torna o leite único.
Devido a esta particularidade, o bebé deve esvaziar uma mama antes de ser passado para a outra. Para saciar a sede com o leite inicial e se alimentar com o leite seguinte.