Como fazer o desmame?
Vários motivos podem justificar o desmame total ou parcial do bebé. A mais comum é o término da licença de parto apesar de muitas mães extraírem o leite para que quem cuida do bebé lho dê ao biberão.
Alimentação em exclusivo com leite materno até aos 6 meses
É uma opção da mãe fazê-lo ou não. A Organização Mundial da Saúde defende a alimentação em exclusivo com leite materno até aos 6 meses.
Por vezes, o pediatra pode sugerir a introdução de outro tipo de leite mais cedo, por volta dos 4 meses, como complemento ao leite materno ou mesmo a introdução de outros alimentos como papa ou puré de legumes.
Por vezes, quando se introduz o biberão, alguns bebés começam a rejeitar o peito porque não têm que se esforçar tanto para mamar. Com o biberão, a saída do leite é mais fácil e o bebé acomoda-se a essa forma de se alimentar.
Diversificação alimentar
No que toca ao desmame e à introdução de novos alimentos na dieta do bebé a regra de ouro é o tempo. Estas alterações devem ser feitas de modo gradual e o mais suave possível para a mãe e para o bebé. É necessário um período de transição.
O desmame também tem consequências para a mãe que pode pensar que “é menos mãe” porque decidiu deixar de dar de mamar e não está a fazer o melhor pelo seu filho. Este tipo de pensamentos não facilitam o desmame nem deixam a mãe encarar com naturalidade esta nova fase da vida do seu filho.
O desmame parcial ou total deve ser feito de modo gradual
- Comece por substituir uma refeição (o almoço, por exemplo) por um biberão;
- Alterne as tomas: uma refeição de biberão, a seguinte ao peito;
- Mantenha a mama na primeira refeição do dia e na da noite.
Nota: Este esquema é meramente indicativo. Como cada bebé e único e individual, qualquer alteração na sua dieta deve ser acompanhada de perto pelo pediatra. Só este profissional a poderá ajudar a definir um plano de desmame adequado ao seu bebé e os novos alimentos a introduzir.
Higiene do biberão e de todos os utensílios usados para alimentar o bebé
Um aspeto fundamental do desmame é a higiene do biberão e de todos os utensílios usados para alimentar o bebé e a escolha do tipo de leite.
Por volta dos 6 meses, o sistema imunitário do bebé terá amadurecido e não será tão vulnerável a infeções. Contudo, as diarreias e gastroenterites são perigosas nos bebés mais pequenos e a correta higiene do biberão elimina muitas das bactérias que estão na origem destas complicações para a saúde do bebé.
- Que tipo de leite depois do desmame?
- O que fazer quando o bebé não aceita o desmame?
- 3 Dicas para fazer o desmame sem traumas
- 9 Mitos e verdades do desmame
- 12 Dúvidas na diversificação alimentar
- O primeiro dia na introdução dos sólidos!
- 10 Erros que podem levar seu filho à obesidade logo no 1º ano de vida