O bebé baba-se muito. Sabe porquê?
A partir dos 3 meses o bebé começa a produzir mais saliva porque, por volta dessa idade, as glândulas salivares estão em pleno desenvolvimento.
Este aumento de produção salivar é um processo natural que visa preparar o bebé para a introdução de novos alimentos na sua dieta, o que ocorre por volta dos 6 meses (idade até à qual se defende o aleitamento em exclusivo com leite materno).
Para os pais, este aumento de produção de baba pode ser estranho, mas é normal para a criança. O maior cuidado é a renovação frequente da roupa porque o contacto da baba com a pele pode dar origem a irritações e desconforto.
A baba e o nascimento dos primeiros dentes
Por volta dos seis meses, com o nascimento dos primeiros dentes, o bebé volta a produzir mais saliva. As gengivas podem inchar (edema), o que causa dor, irritação e aumento da sensibilidade das gengivas.
Para aliviar estes desconfortos, pode dar ao bebé uma argola de borracha macia (específica para esta situação).
Doenças que se podem associar à salivação excessiva
A algumas doenças, como o hipotiroidismo, associam-se sintomas como a salivação excessiva. Também há alguns casos de doenças da mucosa que provocam a estimulação das glândulas salivares e consequente aumento da produção de saliva e da baba.
Contudo, durante o primeiro ano de vida, o bebé pode babar-se bastante sem que isso seja um sinal de doença ou complicação para a sua saúde. Se houver outros problemas associados, como boca permanentemente aberta, deve procurar-se ajuda do pediatra para correto diagnóstico e encaminhamento adequado.