Parto normal em imagens
O trabalho de parto é um processo constituído por três fases:
Na fase da dilatação, o seu corpo prepara-se e cria as condições necessárias para o nascimento do bebé. Através das contrações, que se tornam cada vez mais intensas e regulares, o colo do útero dilata até atingir os 10 cm.
Com esta dilatação, o bebé já consegue sair para o exterior e inicia-se a segunda fase do parto, a expulsão do bebé. Contrações fortes empurram o bebé ao longo do canal de parto e o bebé adota diferentes posições que permitem a saída da cabeça, de um ombro, outro ombro e depois de todo o corpo, que sai facilmente.
Sentirá uma enorme vontade de fazer força e poderá ter que aguardar algum tempo até que seja o momento oportuno para a expulsão. Entretanto, os exercícios respiratórios ajudam a manter o controlo das contrações e a vontade de fazer força.
Na terceira e última fase do parto, a placenta é expulsa, é verificado se não ficam vestígios no interior do útero e procede-se à costura do corte da episiotomia, caso tenha havido necessidade de fazer um pequeno corte entre a vagina e o ânus para ajudar na saída do bebé.
A partir deste momento, o seu bebé é um ser completamente independente e respira sozinho pela primeira vez. O cordão umbilical é clampeado e cortado e os sinais vitais do avaliados (índice de APGAR).
Neste momento, já terá o bebé aninhado no seu colo, pronto para receber toda a sua proteção, carinho e amor!
Fenómenos mecânicos do parto
Figura: Fenómenos mecânicos do parto
Fonte: Manual do Ministério da Saúde, Brasil (2001)