Existe uma idade ideal para começar a ler?
Há crianças que sentem interesse pelas letras e pela leitura mais cedo, logo por volta dos 5 anos de idade. Alguns pais têm dúvidas sobre se isto será ou não normal, se devem incentivar esse gosto e ensinar o filho a conhecer as palavras e a ler ou se devem esperar que entre na escola para o fazer.
Por outro lado, também há pais que relacionam esse interesse com uma inteligência acima da média, ou, no outro extremo, falta dela, quando os seus filhos não demonstram um interesse precoce pelas letras e pela leitura.
Haverá uma idade certa para começar a aprender a ler?
A aprendizagem depende de uma série de fatores como o estímulo dos pais/cuidadores, a presença de livros em casa e do hábito de leitura, a atitude dos pais face à curiosidade e vontade de aprender do filho e às características pessoais da própria criança.
Assim, o fato de uma criança mostrar apetência pelas letras mais tarde, não quer dizer que tenha menor capacidade intelectual. Por vezes, isso apenas indica que ainda não entrou na etapa do desenvolvimento necessária ao início do processo de alfabetização e que ainda não tem maturidade para compreender o significado das letras.
Aprender a ler mais cedo ou mais tarde não significa que a criança é mais ou menos inteligente. Cada criança tem o seu ritmo próprio de desenvolvimento, que deve ser respeitado.
Na verdade, o processo de alfabetização inicia-se desde o nascimento, quando a criança começa a demonstrar vontade em aprender. Esta aprendizagem pode ser estimulada de diversas formas, sendo a principal, a brincadeira.
Brincar permite à criança contactar com novos materiais, desenvolver o seu potencial imaginativo, criar, destruir e voltar a construir uma coisa diferente.
Permite-lhe criar mundos alternativos à realidade e construir novas aprendizagens em cima disso. A aprendizagem é um processo gradual e, em qualquer loja de brinquedos, verá que existem vários, com objetivos pedagógicos diferentes, adequados a cada fase e competência do desenvolvimento da criança.
O interesse pelas letras em idade escolar
Também pode acontecer a criança entrar na escola aos 7 anos e ainda não se sentir preparada para a alfabetização. A barreira dos 7 anos significa, apenas, que a maioria das crianças com essa idade já ultrapassou as fases anteriores do desenvolvimento e está preparada para aprender o significado dos símbolos alfabéticos.
A maturidade de cada criança é variável e, caso sinta que existe alguma dificuldade de aprendizagem, deve procurar ajuda especializada e evitar fazer comparações com outras crianças.
Por exemplo, há bebés que começam a andar com 10 ou 11 meses e outros que só o conseguem fazer depois dos 13 ou 14 meses. Isso não significa que haja algum problema no desenvolvimento, apenas que o ritmo biológico é diferente. O que realmente importa, é que a criança seja sempre estimulada, não forçada, para atingir uma nova fase.
Incentivar o gosto pelas letras e pela leitura
Claro que há muitas formas de incentivar o interesse pela leitura. Comprar livros adequados à idade da criança, com ilustrações que contam histórias para os mais pequenos, e livros com menos imagens e mais texto para os mais crescidos.
Incluir um conto na rotina do sono, ir a bibliotecas, desenhar, pintar, contar histórias com (e não para) a criança a partir de uma imagem, imaginar situações a partir de um acontecimento diário, são tudo formas de aguçar a curiosidade infantil e promover o gosto pelas letras e pela leitura.
Sensibilizar a criança de que saber ler abre portas ao conhecimento é outra forma de despertar o gosto e o interesse pela leitura. De fato, saber ler é fundamental para perceber o mundo que nos rodeia, aceder à informação e saber interpretá-la e ser bem sucedido nas outras disciplinas escolares.
- Quando começar a ler à criança?
- Como estimular o gosto pela leitura?
- Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
- Entrada no 1º ano – um mundo novo!
- Iniciar a escola apenas aos 7 anos pode ser benéfico para as crianças
- O que são as “idades limite” do desenvolvimento infantil?