Como saber se o bebé tem fome, sede ou se está saciado e a comer o suficiente para crescer forte e saudável é uma das principais preocupações dos pais.
Esta, não se limita aos bebés mais pequenos mas, também, na fase da diversificação alimentar, quando o bebé deixa de ser alimentado exclusivamente a leite e passa a comer outro tipo de alimentos, e quando a criança é maior.
Habituar o bebé a uma nova rotina alimentar
Com a introdução de novos alimentos na dieta do bebé, também mudam as rotinas da sua alimentação.
Gradualmente, o bebé passa de um esquema livre, em que comia sempre que lhe apetecia (amamentação em regime livre) para um esquema de refeições organizadas, com hora marcada.
É importante que o bebé se comece a habituar à nova rotina alimentar. Para isso, planeie 5 a 6 refeições diárias, até que o bebé possa entrar na rotina da família, o que acontece por volta dos 12 meses de idade, altura em que já come à mesa com a família.
Evitar oferecer alimentos no intervalo das refeições também ajuda o bebé a interiorizar a nova rotina alimentar. Por outro lado, não prejudica o seu apetite às refeições.
Como saber se o bebé tem fome?
Os bebés nascem com capacidade de regular a quantidade de alimento que devem comer de acordo com as suas necessidades. Isso acontece quando é alimentado apenas com leite ou quando come outro tipo de alimentos.
Quando os bebés são pressionados para comer para além das suas necessidades, esta capacidade é prejudicada. O ideal será servir pequenas quantidades no prato e reforçar, caso o bebé demonstre vontade de comer mais.
Com a introdução dos sólidos, também deve oferecer água ao seu bebé várias vezes ao dia, entre as refeições, e deixá-lo beber a quantidade que desejar.
Atualmente, as crianças têm à sua disposição uma infinidade de opções alimentares. Entre elas, algumas menos saudáveis como doces e guloseimas.
A criança deve ser incentivada desde cedo a comer durante as refeições, contrariando-se o hábito de “petiscar” entre refeições. Caso contrário, pode não comer porque sabe que pode saciar a fome depois, com outro tipo de alimentos que lhe sejam mais “agradáveis“.
O apetite do bebé não é sempre o mesmo todos os dias
Há semelhança dos adultos, o apetite do bebé e da criança não é o mesmo todos os dias. Os pais / cuidadores devem ter esta questão em consideração quando a criança se recusa a comer a quantidade que os pais consideram ser a adequada.
Quando o seu bebé não tem apetite ou demonstra que está satisfeito, não insista.
Sinais de que o bebé está satisfeito ou que precisa de uma pausa na refeição
Quando o bebé está satisfeito ou precisa de fazer uma pausa, demonstra-o de diversas formas como:
- Chora;
- Choraminga;
- Refila;
- Vira a cara;
- Afastar-se da colher;
- Distrair-se da refeição e dos alimentos;
- Cospe a comida (embora, nas primeiras refeições isso possa acontecer porque ainda não consegue engolir a partir da colher).
Como reconhecer os sinais de fome do bebé?
Quando o bebé tem fome, dá alguns sinais como:
- Chora;
- Choraminga;
- Refila;
- Mostra interesse pela comida;
- Abre a boca quando vê a colher;
- Esticar o corpo em direção à comida ou à colher.
Chorar e choramingar nem sempre é sinal de fome. Pode significar que está cansado, que precisa de atenção, de mudar a fralda, de acalmar, etc..
Contudo, nesta fase já será capaz de reconhecer os vários tipos de choro do seu bebé e as necessidades que lhe possa estar associadas.
Ofereça porções adequadas à idade do bebé. O mais importante é seguir o apetite do bebé.
Contudo, é necessário ter o cuidado de oferecer porções de alimentos adequadas à sua idade. A quantidade de alimentos oferecida pode influenciar a quantidade que o bebé come.
Por outro lado, ao oferecer porções adequadas, não ficará com a noção errada de que o seu bebé está a comer pouco, o que evitará qualquer pressão da sua parte. Se o bebé demonstrar fome após a refeição, pode sempre servir um pouco mais. (1).