Não há sensação melhor do que aconchegar o bebé ao colo e olhá-lo nos olhos.
Todos os recém-nascidos adoram sentir o contacto físico com os pais. O toque, odor e temperatura proporcionados pelo contacto pele-a-pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos.
Estar ao colo dos pais, o contacto pele-a-pele, é reconfortante para ambos. É, antes de mais, uma forma de demonstrar carinho, transmitir segurança e acalmar o bebé.
Alguns pais têm receio de pegar o bebé ao colo. Por ser tão pequenino, com medo de o deixar cair ou magoar.
Pegar ao colo com segurança
Como a cabeça do recém-nascido é muito grande em relação ao corpo, os músculos do pescoço não têm força para a manter direita, tornando-a instável.
Ao pegar no bebé, apoie a sua cabeça na sua mão ou no braço. Quando os pais pegam de forma insegura, têm tendência para o aperta muito e o bebé pode não gostar, chorando.
Pegar ao colo não “estraga” os bebés!
Dar mimo, transmitir o quanto se adora o bebé, nunca é demais. Pelo contrário, é uma forma de fortalecer os laços emocionais que unem o bebé aos seus progenitores e de promover o seu desenvolvimento harmonioso.
Amar um filho e fazê-lo sentir-se desejado nunca é excessivo. Apenas é importante respeitar a sua individualidade, manter as suas rotinas, deixá-lo dormir ou descansar quando sente vontade de o fazer. Sem ser incomodado.