Nas duas primeiras semanas de vida, o recém-nascido está em plena adaptação ao seu novo mundo.
Para ele, tudo é novo e estranho. Habituado ao conforto do útero materno, não sentia fome, frio, calor ou outro tipo de incómodos. Agora, depende dos pais para tudo. Para se alimentar, para estar limpo, aconchegado e seguro.
Há uma série de novas sensações e medos que o bebé precisa de assimilar. Mas, ao mesmo tempo, inicia-se uma profunda fase do desenvolvimento. Em apenas 12 meses, o bebé torna-se num ser autónomo, que dá os primeiros passos ou gatinha livremente, come sozinho e partilha a alimentação do resto da família e está pronto para explorar tudo que o rodeia.
O bebé nas 2 primeiras semanas de vida
Evolução motora
Quando deitado de barriga para baixo, transfere o peso para a frente e roda a cabeça para um dos lados. A cabeça ainda é dominante em relação ao corpo e esta posição ajuda-o a controlar os movimentos da cabeça ao mesmo tempo que os músculos do pescoço se fortalecem.
Quando deitado de barriga para cima, roda a cabeça e faz movimentos amplos e bruscos com os braços e dá pontapés. Mantém os braços e as pernas junto ao corpo e adora estar embrulhado.
Como vê o recém-nascido?
A visão é o sentido menos desenvolvido à nascença. O olho e as estruturas que o ligam aos centros visuais no cérebro ainda não estão totalmente desenvolvidos e a visão periférica é muito limitada. Esta duplica entre as 2 e as 10 semanas.
Já consegue fixar objetos até 30 cm de distância (aproximadamente a distância entre o rosto da mãe e a do bebé quando está a ser amamentado) e não consegue distinguir certos tons de cor muito próximos entre si como os laranja ou os tons pastel.
À medida que a visão se desenvolve, o bebé sente-se atraído por esquemas de cores de alto-contraste (preto e branco ou preto e cores primárias), numa fase inicial pelo esquema preto e branco.
Gosta de olhar nos olhos, foca-se nos movimentos da boca e pestaneja com uma luz muito forte.
Como ouve o recém-nascido
A audição é um sentido que se encontra bem desenvolvido antes do nascimento. Nos últimos meses da gestação, o bebé já reage a sons extrauterinos, acalma-se quando ouve música ritmada e reconhece a voz da mãe.
Assim, quando nasce, já consegue distinguir a voz da mãe de todas as outras. A voz materna acalma-o e transmite-lhe segurança.
É muito sensível à música, ao rítmo do colo e assusta-se com sons fortes reagindo pestanejando ou chorando.
Rotinas e comunicação
- Passa maior parte do dia a dormir (dorme entre 16 a 17 horas por dia, entre sono noturno e diurno);
- Come de 3 em 3 horas;
- Solicita a atenção dos pais cujos cuidados lhe transmitem segurança;
- Comunica as suas necessidades pelo choro (fome, frio, calor, dor, desconforto, irritação, cansaço, etc.).
Desenvolvimento cognitivo
- Está atento aos sons e vigilante;
- Gosta de ouvir música e de ser embalado;
- Fixa o olhar quando alguém fala com ele. Olhe-o nos olhos quando o amamenta, quando lhe pega ao colo ou nos momentos em que cuida do seu filho;
- Vira a cabeça em direção ao som;
- Reage a sons altos e súbitos (como, por exemplo, bater palmas, fechar subitamente a porta, sinos, etc.).