Um dos momentos mais ternurentos com o recém-nascido é quando lhe tocamos na palma da mãe e ele enrola os seus dedinhos à volta do nosso.
Apesar de tão pequenino, o bebé já consegue agarrar o nosso dedo com força e manter a pressão durante algum tempo. Na verdade, o aperto do recém-nascido é tão forte que o corpo inteiro pode ficar suspenso no ar, apenas com os dedos a suportar o seu peso.
Reflexo de agarrar do recém-nascido
Reflexo de agarrar ou reflexo palmar
O reflexo de agarrar é uma resposta automática do recém-nascido. Quando se toca na palma da mão do bebé, este dobra-a e agarra-se firmemente de modo automático. Este é um dos reflexos primitivos com que o bebé vem equipado e que remonta ao nosso passado mais primitivo.
Mais tarde, este tipo de reflexos serão substituidos por outras ações, controladas pelas zonas mais desenvolvidas do cérebro.
Quando o bebé agarra o dedo, segura-o com força e pode mesmo levantar o corpo no ar sem ter qualquer outro tipo de apoio.
Quando desaparece o reflexo de agarrar?
Na maioria dos bebés, o reflexo de agarrar desaparece por volta dos 6 meses de idade. Contudo, a idade varia de bebé para bebé segundo o seu rítmo próprio de crescimento.
A próxima fase será conseguir utilizar as mãos para agarrar voluntariamente um objeto. A capacidade de transferir objetos de uma mão para a outra e de os agarrar, marca o início de uma nova etapa no desenvolvimento do bebé que lhe permite explorar o mundo de uma forma completamente revolucionária.