Completamente indefeso, enrolado em posição fetal e dormindo a maior parte do tempo, o recém-nascido apresenta uma capacidade inata para nadar.
Apesar de o recém-nascido não se conseguir movimentar, quando entra na água, transforma-se. Quando um bebé é colocado na água morna, de barriga para baixo, suportado pela mão da mãe pela barriga, não mostra qualquer sinal de pânico.
A surpreendente capacidade do recém-nascido para nadar
Quando o bebé está dentro de água, sustém a respiração e flutua sem preocupação, com os olhos bem abertos. Se o adulto retirar a mão que o apoia na barriga, o bebé começa a fazer movimentos de natação com os braços e pernas, mantendo-se a nadar dentro de água.
O biólogo e especialista em sociobiologia humana, Doutor Desmond Morris, no seu livro “Descobrindo o seu bebé” aponta uma explicação para este comportamento:
“O bebé é capaz de, desde o nascimento e sem nenhum treino, efetuar movimentos de natação bem organizados e integrados que o impulsionam de forma eficiente. Por outras palavras, o bebé é capaz de nadar antes de ser capaz de andar. Pode mesmo ser capaz de nadar antes de gatinhar“.
A que se deve esta surpreendente capacidade?
O mesmo autor acrescenta, “O nadar do recém-nascido é, como tal, uma nova forma de movimento que observados pela primeira vez. Só pode ser explicada como representativa de uma fase mais primitiva da evolução, quando os nossos antepassados viviam num ambiente mais aquático“.
Por volta dos 3 a 4 meses de idade terá desaparecido e, a partir dessa altura, o bebé tem medo da água e precisará de algum tempo para ser capaz de voltar a nadar sozinho.
Apesar desta capacidade para nadar, o bebé nunca deve ser deixado sozinho dentro de água (nem mesmo na banheira). Um bebé pode afogar-se nuns meros centímetros de água e precisa da supervisão atenta e constante de um adulto.
Nadar num ambiente adaptado
Para além disso, a água da piscina deve estar mais quente do que as restantes piscinas de natação e não deve conter uma elevada concentração de cloro. Os bebés mantêm os olhos abertos debaixo de água e os produtos químicos usados para desinfetar a água das piscinas podem agredir os olhos e a pele, ainda muito sensível e delicada.
As aulas de natação para bebés são uma excelente oportunidade para desfrutar da companhia do bebé e são momentos muito prazerosos para o bebé, que adora estar em contacto com a água.
Esta atividade é, também, cada vez mais apreciada pelos pais que podem apreciar a graça e facilidade com que o seu bebé se move livremente na água.
Depois do banho, a pele do bebé deve ser limpa com água corrente e bem hidratada com um produto específico para a pele imatura do bebé.