Todos os dias, utilizamos o gesto do apontar em diversas situações e contextos para comunicar uma infinidade de mensagens com o outro, mesmo sendo nós capazes de utilizar a fala.
E quando começamos nós a apontar?
De facto, de todos os gestos que o bebé é capaz de realizar, o gesto de apontar talvez seja o mais importante!
O gesto do apontar surge pelos 9 meses de idade, sendo que a criança começa a apontar com um objetivo comunicativo pelos 11/12 meses de idade (Tomasello, 2007).
Isto significa que a partir desta idade, o bebé começa a apontar para fazer pedidos. A dimensão mais importante do apontar é aquela em que o bebé tem como objetivo comunicativo mostrar e partilhar algo com a outra pessoa, chamando a sua atenção, ou seja, iniciando a atenção conjunta.
A investigação científica acerca do gesto do apontar e da sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico do bebé é vasta. Apresentamos, assim, alguns dados interessantes em relação a este tema.
O gesto de apontar que o bebé realiza aos 14 meses de idade é indicador do leque de vocabulário compreensivo que a criança irá desenvolver no futuro.
Usar o apontar para ensinar palavras e frases
O apontar que o bebé realiza, pode incentivar os pais e os cuidadores a ensinar palavras e até frases, sem que os adultos tenham consciência disso.
Ou seja, quando o bebé ainda não sabe dizer a palavra “gato” nem qualquer vocalização associada (ex: “miau”) pode referir-se ao animal, apontando para ele. O adulto, de forma instintiva, irá dizer “É o gato!”.
O mesmo acontece quando a criança aponta para um copo e diz “copo”. O adulto poderá dizer “É o copo do pai”, dando o modelo de uma frase.
Descrever o objeto e fazer perguntas
O apontar do bebé pode incentivar os pais a descrever o objeto para o qual a criança apontou e a fazer perguntas sobre o mesmo.
Por exemplo, quando o bebé aponta para um avião, o adulto pode descrever, dizendo “O avião está a voar no céu! Vuuuum”, ou fazer perguntas do tipo “Onde está o avião? Para onde vai?”.
Ao fazê-lo de forma natural, e mesmo que a criança ainda não seja capaz de responder às questões colocadas, o adulto está a promover o desenvolvimento da linguagem.
Preparar o caminho para a construção das primeiras frases
Sabia que o gesto de apontar que a criança realiza, também “prepara o caminho” para a construção das primeiras frases?
De facto, o bebé consegue combinar o gesto de apontar com palavras, como se estivesse a construir uma frase, meses antes de ser capaz de construir frases. Por exemplo, quando o bebé quer comer pão, pode dizer “dá” e aponta para o pão.
Meses depois, poderá ser capaz de juntar as duas palavras, formando uma frase, para comunicar exatamente o mesmo pedido “dá pão”.
Apontar também é uma forma de expressar ideias
À medida que a criança vai adquirindo a fala e expandindo o seu vocabulário, o apontar deixa de ser utilizado como um substituto da fala, mas como uma ferramenta de auxílio a que a criança pode recorrer para expressar uma determinada ideia.
Ou seja, aquilo que todos nós naturalmente fazemos quando utilizamos a fala e o apontar (e até outros gestos) para comunicar uma diversidade de mensagens (faladas e não-faladas) com os outros.
Fontes: Goldin-Meadow, S. (2007). Pointing sets the stage for learning language – and creating language. Child Development, 78(3), 741-745; Tomasello, M., Carpenter, M., & Liszkowski, U. (2007). A New Look at Infant Pointing. Child Development, 78(3), 705 – 722.