Bebés distinguem diferentes expressões faciais
Os estudos dos últimos anos, e mesmo décadas, têm vindo a demonstrar que o rosto é muito importante para os bebés, logo após o nascimento. Por exemplo, sabia que apenas umas horas após o nascimento, o bebé demonstra uma preferência pelo rosto da mãe?
Pois é, os bebés distinguem diferentes expressões faciais.
Os recém-nascidos conseguem diferenciar o rosto da mãe do rosto de estranhos
Num estudo de 1975, publicado na revista Pediatrics, quarenta recém-nascidos com cerca de 9 minutos de idade em média foram expostos a uma série de estímulos em movimento. Os recém-nascidos (primeiros 28 dias de vida) olharam para imagens de um rosto completo por mais tempo do que para versões difusas do mesmo rosto.
Horas mais tarde, os recém-nascidos demonstraram conseguir diferenciar o rosto da mãe do rosto de estranhos, ao olharam para imagens do rosto da mãe por mais tempo do que para imagens de outras mulheres.
Os recém-nascidos distinguem diferentes expressões faciais
Com apenas uns dias de vida, os bebés recém-nascidos revelam serem capazes de distinguir entre diferentes expressões faciais como de alegria, tristeza e de surpresa.
Um estudo de 1996 da Rutgers University, EUA, demonstrou que aos cinco meses de idade os bebés conseguem associar a imagem de uma expressão facial à expressão vocal correspondente, como por exemplo, uma exclamação de surpresa.
As expressões faciais do adulto estimulam a resposta da criança
Com cerca de 1 ano de idade os bebés analisam a expressão facial de quem os rodeia, em especial a da mãe, para decidirem o que fazer quando são expostos a situações desconhecidas.
Perante uma expressão de encorajamento por parte da mãe, o bebé irá arriscar brincar com um brinquedo novo, por exemplo. Se no entanto, a expressão da mãe for de receio, o bebé provavelmente irá sentir-se desencorajado para experimentar o novo brinquedo.
Ao que parece, aos cinco anos de idade, a capacidade das crianças de reconhecer e avaliar expressões faciais é já semelhante à competência da maioria dos adultos!
Ainda não foi determinada a razão pela qual os recém-nascidos aprendem a reconhecer rostos e expressões faciais desde cedo. Há teorias que defendem que a exposição, desde a nascença, aos rostos promove uma rápida aprendizagem, outras teorias tendem para a existência de uma predisposição biológica logo desde o nascimento.
Portanto, agora que já sabe que o seu bebé é um especialista em expressões faciais!
- Gatinhar, andar, saltar, correr: com que idade?
- Bebés: 8 coisas que podem fazer antes dos 12 meses
- Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo
- Tempo que as mães dedicam aos filhos, afeta o desenvolvimento da criança
- Tabela do sono: quantas horas deve dormir o meu filho?
- O difícil desempenho da parentalidade