De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data provável do parto (DPP) é calculada para as 40 semanas (280 dias), contando a partir do primeiro dia da última menstruação. Um bebé que nasce antes das 37 semanas é considerado prematuro e o que nasce após a 42ª semana, um bebé pós-termo.
O ovo fecundado precisa, em média, de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Assim, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias). Apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois.
Com quantas semanas o bebé nasce?
Hoje em dia, uma gestação é considerada “a termo” a partir das 39 semanas. Com este tempo de gravidez, os órgãos estão suficientemente maduros para funcionarem como esperado e os bebés prontos para nascer.
Por outro lado, estudos recentes sugerem que a probabilidade de desenvolver certas complicações de saúde é menor nos bebés que nascem após as 39 semanas em comparação com bebés que nascem mais cedo sem ser por parto espontâneo – ou seja no caso de cesariana ou parto induzido.
A 39ª semana da gestação corresponde à quarta semana do 9º mês da gravidez e o bebé está maduro e pronto para nascer. A média dos bebés nasce às 40 semanas, podendo chegar às 42.
Quando dá o bebé a volta?
Às 37 semanas, cerca de 98% dos bebés já deram a volta, ou seja, viraram-se de cabeça para baixo, em direção à pélvis da mãe. No crânio, as fontanelas continuam abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto.
Esta é a melhor posição para o bebé nascer por parto normal porque a cabeça é a área maior do corpo. Depois de sair a cabeça, o corpo do bebé desliza facilmente para o exterior.
E se a gravidez se prolongar para além das 40 semanas?
A partir das 40 semanas e um dia, os cuidados médicos são redobrados para correta monitorização do bem-estar materno-fetal.
Com este tempo de gravidez, a placenta começa a acusar o desgaste e a mostrar sinais de envelhecimento o que, a acontecer, pode prejudicar a troca de oxigénio e o fornecimento de nutrientes ao bebé.
A avaliação do grau de maturidade da placenta é realizada através de ecografia.
Sinais de que o parto está para breve
Alguns sinais podem ser indicativos que o nascimento do bebé está para breve. Nas últimas consultas da gestação, o seu médico irá informá-la dos sintomas do parto e quando deve dirigir-se para a maternidade / hospital.
Alguns desses sinais e sintomas são:
- Rutura da bolsa de águas (membranas que envolvem o feto no útero) com saída de líquido amniótico pela vagina.
- Expulsão do rolhão mucoso (eliminação, através da vagina, de um muco gelatinoso, rosado ou acastanhado).
- Contrações. Quando sente que a barriga está mais dura, podendo não haver dor. Com o passar das horas, as contrações tornando-se cada vez mais regulares, intensas e próximas. Registe as contrações. Quando se tornarem regulares, com intervalos de 10 em 10 minutos, deve ir para a maternidade.
- Sangramento antes das 37 semanas da gravidez que pode ser sinal de trabalho de parto pré-termo.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.