Causas, contágio, sintomas, tratamento e prevenção da amigdalite bacteriana.
Amigdalite bacteriana
Causa
A faringite é uma infeção das vias aéreas superiores (provocada por uma constipação ou por gripe) localizada da garganta (na faringe), provocada por vírus (faringite viral) ou bactérias (bactéria estreptococo).
A faringite estreptocócica é mais comum em crianças e adolescentes com idade entre os 5 e os 15 anos, sendo rara em menores de 3 anos.
Quando a infeção da faringe atinge também as amígdalas, desenvolve-se uma amigdalite (ou anginas).
Sintomas
- Febre alta;
- Dor de garganta;
- Dificuldade em engolir;
- Dor de cabeça;
- Dor de barriga;
- Inflamação das amígdalas que ficam vermelhas e cobertas com pontos brancos.
Tratamento
O tratamento da amigdalite bacteriana é feita com antibiótico (penicilina) por via intramuscular, xarope ou compridos (para crianças com mais de 12 anos).
Para tratar as dores e a febre o pediatra poderá receitar paracetamol ou ibuprofeno, se necessário de forma alternada.
Pode ser necessário adaptar a dieta da criança. É fundamental que ingira muitos líquidos, em pequena quantidade e ao longo do dia, para evitar a desidratação.
Contágio
Esta doença é contagiosa e pode ser transmitida de criança para criança (ou de um adulto para uma criança) através de gotículas presentes na tosse ou nos espirros.
No caso de amigdalite viral, o contágio também se pode dar através das mãos quando a criança manipula brinquedos do infantário que estão contaminados.
A criança pode ir para o infantário?
Pode desde que se sinta bem e não tenha febre. No caso de amigdalite bacteriana, acresce que só pode ir para o infantário 24 horas depois da primeira toma do antibiótico.
Prevenção
- Evitar ambientes frios e ventosos;
- Evitar o contacto com outras crianças ou adultos doentes.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.