Rotinas e desenvolvimento. Porque será que os especialistas em desenvolvimento infantil falam tão insistentemente sobre a importância das rotinas? Será assim tão importante para as crianças ter um horário estável para comer e dormir? Os hábitos das famílias têm assim tanto impacto nas crianças? A resposta é Sim.
Rotinas e desenvolvimento
Pesquisas demonstram que rotinas estáveis e previsíveis fazem uma grande diferença na vida das crianças e das famílias. As rotinas dão ritmo às atividades diárias e asseguram que as crianças recebem a atenção, as refeições e o tempo de descanso que necessitam para crescer em equilíbrio.
Quando as rotinas são implementadas e seguidas com atenção, os pais podem estar tranquilos. As necessidades dos seus filhos estão a ser respeitadas e satisfeitas.
Por outro lado, as crianças sentem-se seguras quando conseguem antecipar o que vai acontecer, seja em casa ou em qualquer outro contexto, como creche ou escola. Esta segurança, promove o saudável desenvolvimento emocional da criança e facilita as relações sociais.
Investigadores documentam a ligação entre as rotinas regulares e o bem-estar emocional e a adaptação social das crianças
Cientistas analisaram dados relativos a 8.500 crianças e descobriram que as crianças mais pequenas que participavam nas atividades familiares como ler, cantar, contar histórias, brincar e partilhavam as refeições com os restantes membros da família demonstraram níveis mais elevados de saúde sócioemocional.
Essas crianças foram capazes de reconhecer e identificar as suas próprias emoções e as dos outros, expressá-las de forma positiva e desenvolver e manter relacionamentos saudáveis com adultos e outras crianças.
Os pesquisadores geralmente vêem a saúde sócioemocional de crianças em idade pré-escolar como um forte indicador do sucesso escolar posterior.
Benefícios das rotinas no desenvolvimento
Pesquisas recentes têm descoberto benefícios a longo prazo das rotinas estáveis
Os adultos que tiveram uma rotina regular em criança, que participaram em atividades extracurriculares, familiares e comunitárias, demonstraram um nível significativamente maior de habilidades de gestão do tempo e níveis elevados de atenção em adultos.
Pode parecer assustador para muitos pais conseguir manter rotinas regulares. Muitas vezes, apesar de as intenções serem as melhores, os horários planeados não resultam e os planos mais bem definidos correm mal.
Há sempre imprevistos que não se conseguem controlar. As crianças podem ser convidadas para participar numa atividade inesperada na escola. Os trabalhos de casa podem arrastar-se até à hora do banho ou faltar um ingrediente que obriga a mudar os planos para o jantar à última hora.
Por vezes, a vida torna-se tão complexa que ler uma história e deitar as crianças na hora prevista se torna numa aspiração impossível de concretizar. Quando a doença, a depressão, o cansaço crónico ou existem mudanças com um forte impacto sobre a vida familiar, as questões mais banais podem ficar pelo caminho.
A boa notícia é que as rotinas não precisam de seguir uma estrutura rígida e inflexível nem precisam de ser encaradas como um regulamento cheio de regras impossíveis de cumprir.
As rotinas servem para simplificar a vida e não para a tornar ainda mais complicada. Quando as famílias têm rotinas adaptadas à sua realidade e se tornam fáceis de gerir, tornam-se num poderoso aliado.
Melhorar as rotinas familiares
Ao contrário dos contextos formais, como escola ou emprego, as rotinas domésticas podem ser mais flexíveis e relaxadas. As rotinas devem ser encaradas como um instrumento para organizar as várias agendas dos elementos da família.
Planear as diferentes atividades e organizar os horários de todos, com expectativas ajustadas à disponibilidade de cada um e papéis claramente definidos, tornar-se numa ferramenta muito útil para gerir o tempo e não numa mera obrigação.
Ao refletir na rotina da sua família, questione-se sobre alguns aspetos:
Que rotinas estão bem definidas e sedimentadas?
Muito provavelmente, já tem atividades e tarefas estruturadas e que servem de base para ajustar a rotina às necessidades de todos os membros da família tornando mais fácil a gestão das obrigações diárias.
O que mais valoriza na sua vida familiar?
Que tipo de atividades gostaria de fazer se tivesse oportunidade para organizar os seus dias sem qualquer tipo de constrangimento? Pesquisas identificaram as seguintes categorias como sendo altamente valorizadas pelas famílias:
- Interagir e cuidar da criança (tempo necessário para atender às necessidades da criança);
- Fazer refeições em família;
- Criar uma rotina do sono (para descanso adequado de toda a família);
- Partilhar histórias (leitura, narração de histórias, canto, rimas).
Há alguma atividade que possa eliminar da sua rotina para simplificar o seu dia a dia?
Existem áreas da sua vida onde pode dosear as suas expectativas para libertar tempo de qualidade para dispensar em família?
Em vez de definir um esquema extremamente rígido para as atividades diárias, procure organizar os seus dias da semana em categorias e estabelecer uma ordem para os eventos.
Lembre-se que as prioridades, expectativas e rotinas são diferentes de família para família. Cada uma tem o seu próprio ritmo, atividades que valoriza mais, responsabilidades individuais que precisa de considerar.
Procure adaptar a rotina da sua família às necessidades de todos para que tenham tempo para apreciar a companhia uns dos outros e acompanhar os momentos irrepetíveis associados a cada fase do desenvolvimento das suas crianças.