Como é feito o cálculo da idade gestacional? Esta é uma questão frequente entre as mães, especialmente as de primeira viagem que ainda não estão familiarizadas como o método de cálculo da idade da gestação e a contagem da gravidez em semanas e meses.
Para tornar tudo mais confuso, a idade da gravidez não corresponde exatamente à idade do embrião. Vamos descobrir porquê.
Como é feito o cálculo da idade gestacional?
A verdadeira duração da gravidez (que começa a contar a partir do dia em que o seu óvulo é fertilizado pelo espermatozoide) é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.
Como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual. Se contarmos a idade desta forma, a duração da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas (10 meses lunares).
Ainda que tenha registado a data do seu ultimo período, o seu óvulo vive entre 12 a 24 horas enquanto que os espermatozoides mais resistentes podem viver mais de 5 dias dentro do corpo da mulher o que torna ainda mais difícil saber com exatidão quando foi o óvulo fertilizado.
A idade da gravidez tem mais duas semanas do que a idade do bebé porque a datação da gravidez se inicia no 1º dia da última menstruação enquanto que a contagem da idade do bebé se inicia a meio do ciclo menstrual, cerca de 14 dias após o último dia do período menstrual (considerando um ciclo regular de 28 dias).
Daqui resulta o desfasamento de duas semanas entre a idade da gestação e a idade do bebé. Na primeira consulta pré-concecional o medico irá usar um calendário para calcular a idade da gravidez (idade gestacional cronológica) e a data provável para o parto. Este cálculo será devidamente ajustado na 1ª ecografia da gravidez (idade gestacional definitiva).
Quando lhe perguntarem de quanto tempo está grávida, irá, provavelmente, responder em meses e não em semanas mas, para acompanhar o desenvolvimento do bebé e marcar as consultas pré-natais, será sempre a idade em semanas a considerada.
Como é feito o cálculo da idade gestacional quando a mulher não sabe a data da última menstruação?
Várias circunstâncias podem motivar a mulher a não se lembrar da data do primeiro dia da sua última menstruação. Ciclos menstruais muito irregulares, gravidez não planeada, sangramento inicial na gravidez confundido com uma perda menstrual mais leve são apenas alguns das justificações possíveis.
Quando a mulher suspeita que está grávida e quer ter a certeza, pode fazer uma ecografia para verificar se existe algum vestígio de gestação. A partir da 5ª semana da gestação já é possível ao médico observar se a mulher está ou não grávida porque o saco gestacional já é visível.
Ainda que conheça a data da sua última menstruação, o cálculo definitivo da idade gestacional será feito na primeira ecografia da gravidez, entre as 11 e as 13 semanas+6 dias, bem como a data provável para o parto, datas calculadas com base na medição do comprimento crânio-caudal do embrião.
Apesar de o comprimento dos embriões poder ser diferente entre si devido a vários fatores do desenvolvimento embrionário, existe uma tabela com medidas médias na qual os médicos se baseiam para calcular a idade embrionária. Nas ecografias seguintes, o médico acompanhará o desenvolvimento do bebé e, se necessário, procede ao acerto da data prevista para o parto.
Ainda assim, esta data é meramente indicava uma vez que, numa gravidez normal e sem complicações, o bebé pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.
Estimar a idade da gravidez pelo tamanho e posição do útero
O tamanho do útero é outra forma possível de estimar o tempo de gravidez quando a mulher não tem certeza relativamente à data da sua última menstruação. Contudo, com a utilização rotineira da ecografia nas consultas pré-natais, este tipo de exame perdeu alguma preponderância.
A posição do útero da mulher vai-se alternado à medida que a gravidez avança e o bebé ganha peso. Como precisa de mais espaço, o útero vai “subindo” e torna-se evidente à apalpação.
Assim, até 12 semanas de gravidez, ainda não é possível apalpar o útero. A partir desta idade, é possível apalpar o útero que se situa logo acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Às 16 semanas, o útero pode ser apalpado a meio caminho entre a sínfise púbica e o umbigo. Com 20 semanas, o útero já se encontra à altura do umbigo.
Como estimar o dia do parto
Quando calculado pelo dia da última menstruação, uma gestação normal (ou de termo) dura entre 37 a 42 semanas. Se o bebé nascer antes das 37 semanas, é considerado um bebé prematuro. Se nascer depois das 42 semanas, é um bebé pós-termo.
Na maioria dos casos, os bebés nascem por volta das 40 semanas de gestação. Como a datação da sua gravidez considera o primeiro dia do seu ultimo período menstrual, a data do parto é calculada acrescentando 40 semanas.
Para calcular a data do parto, pode utilizar a formula abaixo, apesar de o resultado ser indicativo já que o bebé pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.
- Ao primeiro dia da sua última menstruação adicione 7 dias
- Ao resultado obtido subtraia 3 meses
- Some 12 meses
Exemplo de cálculo:
- Data da última menstruação = 1 de janeiro de 2017
- Soma 7 dias = 8 de janeiro de 2017
- Subtrai 3 meses = 8 de outubro de 2016
- Soma 12 meses e obtém a data provável para o parto = 8 de outubro de 2017
Caso não haja sinais do início do trabalho de parto após as 42 semanas pode ser necessário marcar a data do parto (parto induzido) para evitar complicações para a saúde da mãe e do bebé.
Calculadora da gravidez
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, saber a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé semana a semana.