O que acontece no seu corpo no 1º mês da gravidez? Do encontro e fertilização do seu óvulo por um espermatozoide, gera-se uma nova vida.
Nas semanas iniciais da gestação, o desenvolvimento embrionário ocorre a um ritmo alucinante. No final do 1º mês da gravidez, às 4 semanas, o embrião é um pequeno disco achatado com aproximadamente 1 mm de comprimento.
1º Mês da gravidez
O princípio da vida
A idades gestacional começa a contar-se a partir do primeiro dia da última menstruação. Num ciclo menstrual de 28 dias, a conceção pode acontecer por volta do dia 14.
Uma vez o espermatozoide fecunda o óvulo a meio do ciclo menstrual, já tem duas semanas para trás (a 1ª semana onde ocorre a ovulação e a 2ª semana quando se dá a fecundação). Assim, o seu bebé terá sempre menos 2 semanas relativamente à idade da gravidez.
Com a fecundação, os núcleos do óvulo do espermatozoide fundem-se para gerar um novo conjunto de células que se multiplicam e diferenciam entre si para dar origem às diferentes estruturas do corpo do bebé e à placenta.
Como cresce o seu bebé?
Ao longo dos primeiros 3 meses da gravidez, o embrião atravessa uma fase de desenvolvimento crucial para a sua sobrevivência: progressivamente desenham-se e constroem-se as estruturas primordiais do corpo e do cérebro.
Pequenino, o embrião atravessa diferentes estádios de formação. As células multiplicam-se, especializam-se, aproximam-se e associam-se a outras células para formar os órgãos e membros do corpo:
- Os órgãos aparecem em forma de esboço e estão em plena formação: o estômago, o fígado, o pâncreas, os pulmões, o aparelho urinário e os intestinos;
- À 4ª semana após a conceção, os neurónios começam a formar-se. Os estímulos que recebe no ventre permitem-lhe começar a tecer as redes do seu sistema nervoso, base para o pensamento, sentidos e emoções;
- A cabeça começa a destacar-se do tronco e aparecem os esboços dos olhos, das orelhas e da boca;
- Com cerca de 25 dias de vida, o embrião já desenvolveu o seu próprio sistema de circulação sanguíneo primitivo, completamente autónomo do sistema da mãe. As células cardíacas já batem.
Você e o seu corpo
Com toda esta atividade a decorrer no seu corpo, é normal que sinta alterações e alguns incómodos.
Entre os sintomas mais comuns da gravidez destacam-se:
- Aumento dos seios e tensão mamária;
- Náuseas e vómitos (especialmente matinais);
- Fadiga e cansaço acrescidos e sem motivo aparente;
- Inchaço abdominal;
- Vontade de ir ao WC com maior frequência;
- Alterações súbitas do estado de humor (resultado das profundas alterações hormonais).
Caso não sinta nenhum destes sintomas, isso não significa que alguma coisa de errado se passa consigo. Há mulheres que só suspeitam de uma possível gravidez quando lhes falta o período menstrual e fazem o teste de gravidez.
A confirmação!
Quando o óvulo é fertilizado, o seu corpo começa a produzir a Hormona Gonadotrofina Coriónica Humana (GCH) ou hormona da gravidez, e é esta hormona que é detetada num teste de gravidez. A principal função desta hormona é manter a gravidez, inibindo a menstruação e a ovulação.
Se o resultado deu positivo, deve marcar uma consulta com o seu médico o mais breve possível.
Gravidez mês a mês
- 2º Mês da gravidez – da formação aos primeiros movimentos
- 3º Mês da gravidez – os órgãos funcionam autonomamente
- 4º Mês da gravidez – assemelha-se a um recém-nascido
- 5º Mês da gravidez – os sentidos apuram-se
- 6º Mês da gravidez – pode sobreviver fora do útero
- 7º Mês da gravidez – é um ser emocional
- 8º Mês da gravidez – tem um ritmo biológico próprio
- 9º Mês da gravidez – parto e nascimento