Comer alimentos ricos em ferro

Comer alimentos ricos em ferro

O consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes escuras e os legumes de folha verde-escura, é importante em todas as fases da vida, como parte integrante de uma alimentação saudável e diversificada.

O ferro tem como principal função o transporte do oxigénio no corpo. Os sintomas de carência de ferro incluem palidez e uma sensação geral de fraqueza e fadiga.

Os alimentos ricos em ferro em combinação com o sódio, potássio e água, ajuda a aumentar o volume sanguíneo e prevenir a anemia.

O ferro encontra-se naturalmente em alimentos de origem animal e vegetal como carnes escuras como vaca, aves, porco, borrego e peixe mas, também, em vegetais, como feijões, lentilhas, espinafres, frutos secos (alperces, ameixas, tâmaras, uvas), soja, e melaço negro.

Os carboidratos refinados como pão, massa e arroz branco devem ser reduzidos numa alimentação pró-fertilidade. Devido ao processo de refinação, estes alimentos perdem nutrientes essenciais para quem está a tentar engravidar como antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro.

É importante ter também em atenção que a combinação de alguns alimentos na mesma refeição pode diminuir a capacidade de o organismo absorver o ferro dos alimentos como: café, refrigerantes e bebidas alcoólicas inibem a absorção de ferro e devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Misturar frutas e legumes nos sumos ou comer uma peça de fruta após as refeições principais ajuda a enriquecer a dieta em ferro ao melhorar a sua absorção pelo organismo.