Cerca de 50% das grávidas sofrem de cãibras e pernas inquietas durante a gestação. As cãibras são mais frequentes à noite, quando as pernas estão muito tempo imobilizadas e na mesma posição.
Cãibras e pernas inquietas
Cãibras
As cãibras são frequentes nos últimos meses da gravidez, nos músculos das pernas quer a grávida esteja a dormir ou simplesmente deitada.
As cãibras podem estar relacionadas com níveis reduzidos de cálcio, elevados níveis de fósforo, fadiga das pernas ou falta de ferro nalgumas áreas do cérebro e, por isso, pode ser recomendado pelo médico a suplementação deste mineral ou o reforço da dieta com alimentos ricos em ferro. A ingestão diária de 27 mg é ideal durante a gravidez. (1)
O ferro tem como principal função o transporte do oxigénio no corpo. Os sintomas de carência de ferro incluem palidez e uma sensação geral de fraqueza e fadiga.
Na gravidez, o défice de ferro pode originar: risco de baixo peso do bebé ao nascimento, prematuridade e mortalidade perinatal e perturbações na formação e organização neuronial.
Para aliviar as cãibras, que podem ser bastante dolorosas, esticar as pernas e apontar os dedos na direção da cabeça ou puxar os dedos dos pés na direção do tornozelo para esticar o músculo da perna. Respirar fundo para ajudar o músculo a relaxar.
Pernas inquietas (síndroma de Ekbom)
As pernas inquietas são um sintoma relativamente vulgar na gestação e que tende a desaparecer depois do parto.
Caracteriza-se por uma sensação de ardor, formigueiro ou espasmos nas pernas, acompanhados por uma vontade irresistível de as mexer, para conseguir aliviar o desconforto.
Como prevenir as cãibras e as pernas inquietas
- Beber muita água;
- Consumir alimentos ricos em cálcio;
- Fazer uma alimentação saudável, que respeite as necessidades nutricionais na gravidez;
- Consumir alimentos ricos em ferro ou fazer a suplementação deste mineral;
- Usar meias elásticas para facilitar a circulação e o retorno do sangue das pernas para o coração;
- Descansar com as pernas elevadas;
- Fazer exercícios de alongamento das pernas;
- Andar;
- Massajar as pernas à noite com óleo de alfazema, com movimentos circulares, do pé à virilha.
Bibliografia: (1) Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Alimentação e Nutrição na Gravidez, 2015 – Direção-Geral da Saúde; Incríveis Purés Caseiros para Bebés de Lisa Barrangou, PhD, edição Editorial Presença, 2015