Uma mulher polaca com 37 anos, já mãe de sete filhos com idades compreendidas entre os 10 meses e 12 anos, deu à luz, no passado fim-de-semana, quíntuplos. São três meninas e dois meninos, nascidos prematuros, à 28ª semana de gravidez, no Hospital Universitário de Cracóvia.
De notar que, entre os sete filhos mais velhos, já se encontram dois pares de gémeos. A predisposição para este tipo de gestação está bem presente nesta família. Os cinco novos bebés da mãe polaca, Dominika Clarke, tiveram de nascer de cesariana no passado domingo.
Com pesos entre os 710 e os 1400 gramas, a medir cerca de 40 centímetros, encontram-se todos em incubadoras onde recebem suporte respiratório, mas, segundo os médicos, estão todos bem, sendo estas apenas medidas de precaução por serem prematuros.
Dominika Clarke, mãe dos quíntuplos que se juntam aos outros sete filhos, diz sentir-se “muito melhor do que esperava” e o segredo para uma família com 12 crianças tão pequenas, é ter “uma abordagem calma e uma atitude positiva”. É este truque para ter uma vida positiva com um grupo tão grande de filhos.
De recordar que em 2021, uma mulher do Mali, teve nove bebés, depois de achar que “só” estava grávida de sete. Dois deles tinham passado despercebidos nas ecografias. O caso aconteceu no Mali. Halima Cissé sabia que estava grávida de setúplos, segundo as ecografias que tinha feito durante a gravidez, tanto no Mali como em Marrocos.
Devido à raridade do caso, o governo do Mali transferiu a mulher para um hospital em Marrocos, onde pudesse ter um tratamento melhor.
16 de fevereiro 2023