O desenvolvimento dos dentes inicia-se quando o bebé ainda está no útero mas, em geral, o primeiro dente aparece por volta dos 6 meses. Normalmente, o primeiro dente a romper é um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), rapidamente seguido pelos incisivos centrais do maxilar inferior e superior.
Cerca de um em cada 2000 bebés nascem com o chamado dente natal. Como este dente interfere com a sucção, fundamental para a alimentação do bebé, e pode danificar facilmente a língua do recém-nascido, poderá ser removido. Em alguns casos, o dente acaba por cair naturalmente ao fim de alguns dias ou semanas.
5 Sinais que os dentes do seu bebé estão a nascer
A erupção dos dentes no bebé ou na criança podem ser penosos para a criança e para os pais que não sabem porque chora ou se recusa o bebé a comer.
Alguns dos sintomas associados ao desenvolvimento dos dentes podem ser um sinal de doença ou dever-se a algum sentimento de frustração do bebé como quando não consegue alcançar um brinquedo, por exemplo.
Sintomas associados à erupção dos dentes
Todos os bebés reagem de forma diferente à erupção dos primeiros dentes. Enquanto alguns ficam muito queixosos, choram, tentam morder tudo o que consigam levar à boca ou se recusam a comer, outros sentem apenas um desconforto ligeiro.
Entre os sintomas mais comuns encontram-se:
1. Nervosismo ou grande irritabilidade
O bebé pode ficar mais agitado, irritado e chorar sem motivo aparente.
2. Salivação abundante
O nascimento dos dentes aumenta a produção de saliva e o bebé pode babar-se com maior intensidade.
3. Perda de apetite ou rejeição do biberão
Quando o bebé suga há uma maior afluência de sangue à gengiva já inchada o que aumenta o desconforto. Alguns bebés podem rejeitar a mama ou o biberão porque o contacto com as gengivas doridas aumenta o incómodo da zona afetada.
4. Dificuldade em dormir
O incómodo e a dor nas gengivas pode interferir com a qualidade do sono do bebé que acorda com dor à noite ou durante as sestas diurnas.
5. Gengiva mais vermelha e, por vezes, inchada
Nestes casos, ainda que raramente, poderá surgir uma febrícula (excecionalmente acima de 38,8 ºC). O nascimento dos dentes pode coincidir com a entrada na creche, onde o bebé contacta com outras crianças e pode ficar doente. Assim, a febre pode não ser um sintoma do nascimento dos dentes mas sim um sinal de doença.
Como aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes?
Cada bebé / criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes. Em caso de dor ou desconforto, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar para massajar a zona afetada para atenuar a dor.
Para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes, pode usar um disco gelado, embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé ou aplicar um produto específico na zona afetada que pode encontrar em farmácias e parafarmácias.
Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar pode preparar alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor e corte em palitos maça, pepino ou cenoura e leve ao frigorífico. Ofereça-os ao bebé bem frescos.
No nosso guia encontra tudo o que precisa de saber sobre o nascimentos dos dentes do seu bebé veja aqui: Dentes a nascer: sintomas e como aliviar o desconforto